Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Francisco Parreira"optei por um toureio diferente. Um toureio clássico, toureio de verdade".

O cavaleiro amador Francisco Parreira numa breve entrevista ao Taurodromo.com.
06 de Agosto de 2013 - 22:17h Entrevista por: - Fonte: - Visto: 4829
Francisco Parreira

Francisco Parreira é um jovem tímido, de poucas palavras, com uma grande paixão pelos cavalos e pelo toureio, que está a começar nesta dura profissão. Fomos conhecer um pouco melhor este jovem de 16 anos que é um verdadeiro amante do toureio clássico “toureio de verdade”. Francisco Parreira toureia no próximo sábado, 10 de Agosto, nas variedades taurinas, em Sesimbra.

 

Taurodromo (T): Como nasceu o gosto pelo toureio a cavalo?

Francisco Parreira (F.P): Desde miúdo que gosto de ir aos toiros com o meu pai e avô. Aos 6 anos tinha a ilusão de ser toureiro, porque sempre fui um apaixonado pelos cavalos. Aos 8 anos comecei a aprender a montar a cavalo, assim como, a chatear o meu que queria ser toureiro. Claro, o meu pai nunca deu muita importância ao assunto. Tanto insisti que um dia decidiu ajudar-me. Fui para a Torrinha onde comecei a dar os primeiros passos. Entretanto comecei a criar as minhas próprias condições e começou tudo a andar, até à minha estreia.

 

T: A tua estreia foi esta temporada, a 10 de Fevereiro no Montijo, o que significou esse dia para ti?

F.P: Lembro-me que estava um pouco nervoso. Levava cavalos novos. Nunca tinha toureado em praça. Nem eu nem os cavalos. Mas foi um dia muito especial, tive bem e correu tudo bem foi o mais importante.

 

T: Para ti quais são as características fundamentais para ser figura do toureio?

F.P: Em primeiro lugar há que ter muita humildade. Depois respeito pelo público e pelos nossos colegas. Ser trabalhador, querer vingar, ter força, são características fundamentais.

 

T: Quantas horas o Francisco treina por dia?

F.P: Treino cerca de 4 a 5 horas por dia. Conforme cada tipo de cavalo. Como sabe, cada cavalo tem o seu tipo de trabalho.

 

T: Como ocupas os teus tempos livres?

F.P: Primeiro tento conciliar os estudos com o toureio. Aproveito todos os momentos que posso para o fazer o que gosto, montar a cavalo.

 

T: Quais são os teus ídolos no toureio a cavalo?

F.P: Presentemente o António Ribeiro Telles. Admiro-o muito não só como toureiro mas também como pessoa. Admiro também o João Salgueiro, e outros toureiros mais antigos. Por isso é que optei por um toureio diferente. Um toureio clássico, o toureio de verdade.

 

T: Quais são as próximas actuações do Francisco Parreira?

F.P: Toureio no próximo dia 10 de Agosto nas variedades taurinas, em Sesimbra.

 

T: A família é um apoio incondicional?

F.P: Sim é verdade. O meu pai e a minha avó apoiam-me bastante. A minha mãe não gosta muito que eu siga esta profissão. É normal, tem medo do risco que se corre em praça. Tem medo que me possa magoar.

 

T: És supersticioso?

F.P: Sim tenho algumas superstições. Como por exemplo calçar sempre primeiro a bota direita, entrar na praça com o pé direito, não deixar o sombrero em cima da cama. Não sei explicar porque sou assim. Talvez! Porque já ouvi isto de outros toureiros.

 

T: Como é composta a tua quadra de cavalos?

F.P: De cavalo de saída tenho o “artista”, tem 7 anos, ferro Ribeiro da Costa, cruzado. Depois o “Bolero” o cavalo de bandarilhas tem 6 anos. Um cavalo, onde deposito muita confiança. Tenho um poldro de 4 anos , cruzado de seu nome “Ernesto” no qual tenho muitas expectativas. O “Elfo” que em princípio vai-me servir para as bandarilhas. Um cavalo onde também deposito confiança. São todos cavalos "postos" em casa com a ajuda do Pedro.

 

T: Os teus cavalos são todos ”arranjados” aqui na casa, porquê?

F.P: Porque nós para tourearmos temos de ter confiança nos cavalos. Eu apareço com cavalos "postos" por mim, assim sei o sítio dos cavalos, vão à minha maneira como eu gosto. É diferente ter um cavalo "arranjado" por nós do que comprar um cavalo que já vem a tourear, vem com outros ensinamentos. Assim é diferente!

 

 

 

A quadra de cavalos de Francisco Parreira

As imagens da quadra de cavalos do jovem amador Francisco Parreira.
31 de Julho de 2013 - 00:00h Galeria fotográfica por: Francisco Parreira
A quadra de cavalos de Francisco Parreira A quadra de cavalos de Francisco Parreira A quadra de cavalos de Francisco Parreira A quadra de cavalos de Francisco Parreira A quadra de cavalos de Francisco Parreira
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.