Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Rui Diaz-Sonha em Ser Figura do Toureio!

Rui Diaz um jovem natural de Estarreja que sonha um dia em ser figura do toureio, em entrevista ao Taurodromo.com
02 de Abril de 2013 - 23:45h Entrevista por: - Fonte: - Visto: 4366
Rui Diaz-Sonha em Ser Figura do Toureio!

Rui Diaz é natural de Estarreja, nasceu no seio de uma família sem tradições taurinas. O sonho de querer ser Toureiro falou mais alto e recentemente mudou-se de malas e bagagens para a quinta da Amorosa, em Bucelas. É lá que passa os dias a montar. No dia 3 de Maio de 2013 faz a sua estreia em público em Tolosa, Portalegre.

 

Taurodromo:Como nasceu o gosto pelo toureio a cavalo?

Rui Diaz:Desde pequenino que sempre quis ser toureiro, nunca houve essa oportunidade. Na zona norte nunca houve muitos toureiros. É uma zona onde muita gente gosta de Tauromaquia.Comecei nos cavalos aos 6 anos, num centro hípico. Em 2005 entrei no curso técnico de gestão em Alter do Chão até 2008. Entretanto conheci o David Oliveira que me abriu as portas de casa dele e me permitiu realizar o meu sonho. Mudei-me para cá, estou a treinar para que tudo vá a bom porto.

 

T:Quem é o Rui Dias?

R.D:Sou uma pessoa perfeccionista, muito simples, julgo que é fácil gostar de mim. Sou muito teimoso, divertido e muito persistente em relação ao que quero. No norte nunca houve essa oportunidade de tourear, agora que essas portas foram abertas, aqui no picadeiro em Bucelas desde o David ao senhor Filipe todos têm sido uma família para mim, uma grande ajuda. Estou a começar espero ser alguém no mundo dos toiros.

 

T:Para quando a sua apresentação em público?

R.D:A minha apresentação em público vai ser no dia 3 de Maio em Tolosa, Portalegre. Espero que tudo corra bem.

 

T:Quanto aos cavalos vai utilizar de momento a quadra do David Oliveira?

R.D: Vou utilizar alguns cavalos do David Oliveira porque até ao momento não tinha cavalos para tourear. Deram-me essa oportunidade, é um sinal de confiança. É com eles que vou começar.

 

T:Quais são as suas referências no toureio a cavalo?

R.D: A minha maior referência, é o Pablo Hermoso de Mendoza. Espero um dia vir a ser como ele. Quanto a toureiros portugueses, o Rui Fernandes, o David Oliveira que é um grande cavaleiro foi campeão do mundo de Equitação de Trabalho, como toureiro a pisar os terrenos aos toiros, e a pisar as praças em que já toureou é muito importante. Para mim é um ídolo e um amigo.

 

 T:Gosta mais do toureio clássico ou mais irreverente, ou ambos são fundamentais?

R.D: Ambos são um pouco homogéneos. Gosto do clássico, mas também o toureio moderno é importante. Temos de chegar ao público, até porque temos de agradar a vários públicos, uns que entendem mais que outros, embora todos eles com a sua afición. Temos de nos enquadrar para fazer as coisas bem é fundamental saber o que fazemos dentro da arena.

 

T:Quais são as suas ilusões?

R.D: Estou com as pessoas certas que me acarinham. Que tudo corra bem, e que eu possa um dia ser figura do toureio. Nisto dos cavalos não temos horas, portanto é treinar até à noite, para que tudo resulte da melhor forma. Nada se faz sem trabalho.

 

T:Como ocupa os tempos livres?

R.D:Estou sempre a treinar, mas também jogo futebol é importante manter a forma física “corpo são, mente sã”, estou com os meus amigos, sou uma pessoa simples.

 

T:Quais são as características fundamentais para ser toureiro?

R.D:Primeiro à que ter humildade, respeitar os nossos colegas. Temos que treinar, ser lutadores não desistir à primeira falha. Quando as coisas não correm bem, não podemos ter a nossa auto-estima em baixo, temos de pensar em dar sempre a volta por cima. Estes são alguns dos pontos importantes para se ser figura e acima de tudo ter algum talento também.

 

T:Acha que esse talento nasceu consigo?

R.D:Não sei se posso chamar um talento, vamos ver daqui a uns tempos. Isto nasceu comigo, a minha família nunca foi ligada aos cavalos, sou o primeiro a estabelecer esta ligação normalmente os toureiros são filhos de toureiros, no meu caso não. Também tem que haver alguém para começar (risos).

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.