
Jaime Marcelo Martins Messias Mendes (Marcelo Mendes), 28 anos de idade, natural de Lisboa, tirou a alternativa no dia 8 de Maio de 2011 na Palha Blanco.
Em 2012 Marcelo Mendes teve uma temporada intensa. Fez parte da abertura do calendário taurino em Mourão e do encerramento oficial da temporada no Cartaxo. Pelo meio esteve envolvido num episódio mediático com anti-taurinos na Praia da Torreira e efectuou um último terço da temporada empolgante, com o cavalo "Único" com ferro Álvaro Silva, a chegar às bancadas com facilidade.
Taurodromo.com (T) - Este ano abriu a temporada em Mourão, esteve envolvido num episódio mediático na Praia da Torreira, fez uma segunda metade da temporada empolgante, o "Único" parece chegar com facilidade às bancadas e fechou a época no Cartaxo. Considera a sua melhor temporada de sempre? Como considera que correu a temporada 2012?
Marcelo Mendes - Foi talvez a temporada mais completa que já tive. Consegui essencialmente na segunda metade da época, manter a regularidade e pôr em prática o tipo de toureio que idealizo, sendo o “Único” o principal responsável por isso. É um animal com uma intuição rara e uma enorme vontade em superar-se. Até para mim que o conheço tão bem ele me surpreende. Tendo em conta que em todas as épocas haverá coisas a melhorar, considero que esta foi positiva. Com uma boa equipa como a que tenho, ultrapassam-se as adversidades com relativa facilidade.
T - Esta temporada foi aquela em que mais jovens cavaleiros estiveram em destaque. Sente que estão a ser dadas mais oportunidades aos jovens cavaleiros?
Marcelo Mendes - O futuro passa por aí, dar oportunidade aos mais novos que vão conseguindo estar com maior destaque. Penso que tendo isto como princípio irão naturalmente aparecer novos cavaleiros de referência. A qualidade estava provada que existia, há que permitir que os intervenientes possam desenvolvê-la.
T - Quais os melhores e piores momentos na temporada 2012 que gostaria de destacar?
Marcelo Mendes - Nesta profissão e nos dias de hoje, considero que se consiga tirar tudo como positivo. O que acontece de bom tem que depois tentar que se repita. O que pensamos que possa ser negativo mas que nos faça crescer, será positivo também.
T – Qual a ganadaria que mais gostou de lidar na temporada 2012?
Marcelo Mendes - Pinto Barreiros.
T – Haverá novidades na quadra que apresentará em 2013?
Marcelo Mendes - Temos alguns cavalos novos. Vou tentar que pelo menos um deles venha a fazer parte da minha quadra no próximo ano.
T - O secretário de Estado da Cultura demitiu-se, foi substituído e no entanto o novo regulamento taurino tarda em ser aprovado. Como vê o permanente adiar da entrada em vigor do novo regulamento taurino?
Marcelo Mendes - Na minha opinião é mesmo só adiar. São as pessoas que devem dar o exemplo e que têm em mãos dar a volta a um país. Como tal, não podem dispensar o bom senso, sabendo que o novo regulamento é para o bem das pessoas e por conseguinte, o melhor para o país.