Tiago Cantante, é um cavaleiro praticante natural do Montijo e tem 26 anos de idade. Adora o mundo do cavalo muito para além do toureio. Tem como hobbie a correaria.
(A fotografia foi gentilmente cedida pelo cavaleiro para publicação)
Taurodromo.com - Como considera que correu a temporada 2011?
Tiago Cantante - A temporada de 20011 foi uma temporada onde toureei somente 4 corridas mas foram todas elas positivas. Senti-me a gosto e pus alguns cavalos novos, o que é sempre um gosto para mim estrear cavalos novos em praça.
T - Quais os melhores e piores momentos na temporada 2011 que gostaria de destacar?
TC - Há sempre momentos bons e maus mas os bons superam sempre os maus. Recordo-me de uma corrida que toureei em Albufeira em que me senti bastante bem e onde bandarilhei a duas mãos, coisa que já não o fazia há algum tempo.
O pior foi numa corrida que toureei, um ferro comprido caiu o bico, este tocou no pé do cavalo de saída e este teve de ser assistido no local. Levou uma série de agrafos, pois o golpe que sofreu era demasiado profundo e estava a ser difícil estancar o sangue. Foi um momento um pouco complicado mas já passou. O cavalo já recuperou e graças a Deus está a 100% para esta temporada de 2012.
T - Qual a ganadaria que mais gostou de lidar na temporada 2011?
TC - Sem menosprezar qualquer outra ganadaria, foi a ganadaria a do Sr António Madeira. Senti-me muito bem a tourear, inclusivé estreei um cavalo que fui eu quem o desbastou. Pôr um cavalo a tourear mesmo à medida, como se diz na gíria.
T - Haverá novidades suas quanto à sua alternativa na temporada de 2012?
TC - Não, a alternativa é um passo muito importante na carreira de um cavaleiro e neste momento tenho vindo a tourear relativamente pouco. Para tirar a alternativa, na minha opinião, devemos levar uma rodagem elevada e com boas perspectivas para as temporadas seguintes, para assim não tirar a alternativa e ficar parado. Por isso, tem de ser um passo dado com cabeça, tronco e membros. para que não haja deslizes.
T - Haverá novidades na quadra que apresentará em 2012?
TC - Sim, espero nesta temporada tirar mais cavalos novos, como já tinha referido anteriormente. Dá-me imenso prazer pôr cavalos novos. Tenho pelo menos mais dois cavalos nos quais deposito enorme esperança.
T - Na temporada de 2012, prevê-se uma diminuição do numero de corridas a realizar com o acréscimo do valor do IVA e o agravamento da crise económica. O que espera da temporada de 2012
TC - Acho que o IVA irá afectar não só as corridas, bem como todo o negócio. Porém, creio que a nossa aficion, não nos irá defraudar.