Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Nuno Marques dos Amadores da Chamusca - "...o grupo deu passos importantes na sua afirmação"

Nuno Marques, cabo do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca, falou com o Taurodromo.com e fez o balanço da temporada 2011 do grupo.
17 de Dezembro de 2011 - 13:49h Entrevista por: - Fonte: - Visto: 3765
Nuno Marques dos Amadores da Chamusca -

Nuno Marques é Delegado de Informação Médica e é o 5º cabo do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca, desde a temporada de 2000. Recebeu o testemunho do anterior cabo, Nuno Quito e foi com 23 anos de idade, o cabo mais jovem do grupo.

Na época que terminou, o grupo completou 37 anos de actividade.

 

Tauródromo - Como considera que correu a temporada 2011 para o grupo?
Nuno Marques - Foi uma temporada positiva, onde o grupo deu passos importantes na sua afirmação como um dos principais grupos de forcados do país. Pela qualidade das corridas que pegámos e pela importância das praças onde actuámos, estamos orgulhosos, pegámos 14 corridas e apenas uma foi  em praça desmontável.


T - Quais os melhores e piores momentos do grupo na temporada 2011 que gostaria de destacar?
NM - Destaco para alem da Chamusca, duas actuações nas praças do Campo Pequeno e Nazaré. Almeirim, Tomar, Barquinha, Abiul, Albufeira, Sobral M Agraço e Dax em França, fomos distinguidos com trofeus de melhor pega, melhor grupo do ano e melhor forcado por diversas entidades.

Já em relação à quantidade, foi uma temporada aquém das necessidades do grupo, onde pontificam muitos jovens com valor esperando uma oportunidade, outro aspecto negativo é sempre a lesão de um forcado e este ano tivemos lesões relativamente graves em forcados importantes numa fase determinante da temporada. Felizmente estão a recuperar favoravelmente.


T - Qual a ganadaria que o grupo mais gostou de pegar na temporada 2011?
NM - Nos gostamos do toiro que imprime espetacularidade à pega e exige grupo a ajudar, que transmite perigo e seriedade ao público. Este ano penso que nos faltou esse curro...contudo por ter sido a ganadaria que mais pegámos, Pinto Barreiros.


T - No defeso, há possibilidade de rumar ao estrangeiro para pegar?
NM - Temos recebido inúmeros convites para pegar no México. O grupo foi convidado para pegar lá em Agosto e também recebi um convite individual para pegar numa corrida comemorativa no presente mês de Dezembro, que por motivos de agenda me foi impossível aceitar. Estamos a ponderar um recente convite para Fevereiro também no Mexico.


T - A temporada de 2012, será finalmente a temporada com bandarilhas de segurança?
NM - Espero sinceramente que sim, aliás, o grupo tem mantido uma posição determinada nas variadas reuniões onde esta temática foi debatida, no sentido de exigir a utilização das bandarilhas de segurança.


T - Na temporada de 2012, prevê-se uma diminuição do numero de corridas a realizar com o acréscimo do valor do IVA. O que espera da temporada de 2012?
NM - Uma redução clara do número de corridas e uma desesperada atitude de todos os agentes em conseguir contratos, o que me deixa apreensivo, na medida que se irá subverter ainda mais os valores e os critérios que deveriam estar presentes no momento da contratação.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.