Lisboa Rendeu-se a Rouxinol Júnior
28 de Julho de 2019 - 14:14h | Crónica por: Sónia Batista - Fonte: Sónia Batista - Visto: 1723 |
Na passada noturna do Campo Pequeno, Luís Rouxinol Júnior, saiu triunfador, recebendo o terceiro Grave, com uma extraordinária porta gaiola.
Na ferragem curta, optou por sortes frontais bem rematadas e terminou com uma rosa muito aplaudida. É de destacar também a brega a duas pistas.
Perante o sexto touro, o jovem cavaleiro andou melhor na ferragem curta, principalmente na quinta bandarilha a qual recebeu ao estribo dando primazia ao touro.
Nas últimas duas bandarilhas, tentou o violino mas o touro não permitiu, optando por resolver em sorte frontal, até que no último curto conseguiu cravar em violino.
João Ribeiro Telles, destacou-se mais na primeira atuação que na segunda. Resolveu a primeira, optando por desenhar sortes frontais.
Na segunda atuação, optou principalmente por batidas fortes ao piton contrário, algumas vezes não tão ajustadas como nos tem habituado, porém a brega foi magnifica em ambas as prestações.
Francisco Palha, viu o seu primeiro a ser devolvido. Como tal lidou o segundo do seu lote em seguida, ficando por uma lide discreta, cravando em sortes frontais os ferros da ordem.
Ao lidar o touro sobrero, evoluiu na lide e destacou-se no quarto e no sexto curto marcado ao piton.
Sobre as pegas destacou-se o Grupo de Forcados de Coruche com o cabo José Macedo Tomas a dobrar Miguel Barbosa, consumando à barbela; João Ferreira à quarta tentativa e António Tomás à segunda.
Pelo Grupo de Forcados de Santarém, Lourenço Ribeiro à primeira, Joaquim Grave à quarta e a bronca da noite na pega do quinto touro, que partiu um piton ao investir na trincheira e a pedido do cabo, o diretor de corrida permitiu uma pega de cernelha. A parelha de cernelheiros entraram e nada fizeram, passando sem autorização para uma pega de caras.
Fica por reflectir e analisar, o respeito pelo Touro Bravo, relativamente a esta pega a um touro lesionado.
Dirigiu correctamente o director Tiago Tavares, que apenas pecou por ter cedido a cernelha a um grupo que não soube respeitar as duas directrizes.
Texto Sónia Batista
Foto Nuno Almeida