Crónica da abertura da temporada em Elvas
07 de Maio de 2017 - 21:12h | Crónica por: João Carvão - Fonte: João Carvão - Visto: 1681 |
Realizou-se ontem à noite a primeira corrida da temporada no Coliseu de Elvas.
Para lidar um composto curro da prestigiada ganadaria Pinto Barreiros, que no geral cumpriu, com destaque para o bom jogo do quinto da ordem a justificar a chamada à arena do ganadeiro, estiveram João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Miguel Moura, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Académicos de Elvas e Amadores de Coimbra.
Com uma entrada de público a rondar meia casa assistimos a duas lides corretas e desembaraçadas de Moura Caetano. Bem montado, lidou, cravou e rematou as sortes de forma correta mostrando grande maturidade.
Marcos Bastinhas andou em bom plano no seu primeiro mas foi no quinto da ordem, segundo do seu lote, que realizou aquela que foi a melhor lide da noite muito no estilo, alegre e vibrante, que o caracteriza. Cites vistosos, cravagem correcta e bem rematada e os tradicionais pares de bandarilhas a duas mãos . O cavaleiro elvense soube tirar partido do excelente exemplar que lhe tocou em sorte.
Miguel Moura andou regular no seu primeiro, que recebeu à porta gaiola com um ferro cheio de verdade e de emoção e encerrou praça com outra das boas prestações da noite. Uma lide mais à “Moura” com boa brega, cites frontais e batidas certeiras culminadas com ferragem em “sú sítio”.
Quanto às pegas foram solistas, pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense Francisco Tomás e Luís Baldaia, ambos à primeira tentativa; pelos Académicos de Elvas Paulo Maurício à segunda (dobrando João Bandeiras que saiu lesionado depois de duas tentativas) e António Machado à primeira tendo os Amadores de Coimbra realizado duas pegas ao primeiro intento através de Marcos Prata e José Freire.
O espectáculo foi dirigido por Marcos Gomes.