40º. Aniversário do Grupo de Forcados do Aposento da Moita
25 de Maio de 2015 - 21:35h | Crónica por: Jose Vogado - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2356 |
Praça de Toiros “Daniel do Nascimento” na Moita, domingo 24 de Maio de 2015, primeira corrida de toiros da temporada inserida na tradicional e anual Feira de Maio.
Cartel composto por seis cavaleiros de alternativa como são Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Sónia Matias, Marcos Bastinhas, Tiago Carreiras , João Maria Branco e a cavaleira praticante Mara Pimenta.
Um só Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, que festejavam 40 anos de existência, facto que levou os atuais e antigos forcados a fardarem-se ontem, entre os mesmos alguns nomes fizeram-se notar por não se fardarem, e estarem na bancada como espetadores como foram os casos de João Simões e Tiago Ribeiro
Lidaram e pegaram um curro de toiros com a divisa e ferro da Ganadaria Ascenção Vaz
Assim foi a primeira parte desta corrida:
Joaquim Bastinhas, lidou o primeiro da tarde de pelagem preta, axiblanco e bragado corrido, brindou a assistência com uma agradável lide e com bons ferros com o seu timbre, cravou dois compridos, o primeiro foi muito bom e o segundo ficou ligeiramente descaído, na série dos curtos cravou três ferros com destaque para os dois primeiros, depois cravou um ferro de palmo para finalizar a lide, mas a pedido insistente do público cravou um bom par de bandarilhas de excelente colocação e em terrenos de dentro.
Rui Salvador, lidou o segundo toiro da tarde de pelagem preta, com o peso de 545 quilos e o número 28, teve por diante um toiro com pata, que criou bastantes dificuldades de lide, mas o cavaleiro de Tomar, soube dar conta do recado e com o empenho, que teve ao longo da lide cravou bons ferros, nos compridos destaco o primeiro que foi muito bom, pois o segundo ficou ligeiramente descaído, na série de curtos cravou cinco ferros com realce para segundo, e quinto este a pedido do público, Atuaçao muito agradável com garra perante um oponente difícil.
Sónia Matias, lidou o terceiro toiro da tarde de pelagem preta e meano, com o peso de 490 quilos e o numero 37, começou o seu labor um pouco nervosa, pois viu-se da forma como cravou os dois ferros compridos, dado que o primeiro ficou descaído e o segundo traseiro, encastou-se e subiu de nível a sua atuação, cravando bons ferros numa série de cinco curtos, com realce para o primeiro, terceiro em sorte de violino, o quarto em terrenos de compromisso ou seja por dentro, sendo este o melhor ferro da série. Atuação muito agradável desta cavaleira.
Marcos Bastinhas, lidou o quarto toiro da tarde de pelagem preta, bragado corrido e axiblanco, com o peso de 480 quilos e o número 38, deu início a uma atuação de muita entrega e valor com b om toureio, cravando dois ferros compridos com destaque para o segundo que foi de excelente qualidade, cravou depois uma série de quatro ferros curtos com destaque para os dois primeiros que foram muito bons, para finalizar a sua lide a pedido insistente do público cravou um par de bandarilhas em terrenos por dentro e de aperto de excelente qualidade. Foi o triunfador da tarde, pois executou quanto a minha a melhor atuação da tarde.
Segunda parte da corrida
Tiago Carreiras, lidou o quinto toiro da tarde de pelagem preta listão, com o peso de 515 quilos e o número 39, deu início ao seu labor cravando dois ferros compridos de boa qualidade, na série dos curtos cravou cinco ferros com destaque para o segundo, terceiro e quinto, que foram muito bons. Sofreu uma grande e aparatosa colhida em terrenos apertados, após cravar o segundo ferro da tarde. Atuação de garra e empenho muito agradável deste jovem cavaleiro.
João Maria Branco, lidou o sexto toiro da tarde de pelagem preta bragado, com o peso de 500 quilos e o número 34, na série de ferros compridos cravou dois de boa qualidade, na série dos curtos cravou cinco ferros com realce para o primeiro e segundo da série, embora os outros também tenham sido de qualidade. Atuação bastante agradável deste cavaleiro
Mara Pimenta, lidou o sétimo e último toiro da tarde de pelagem burraca, com o peso de 456 quilos e o número 32, deu início à sua atuação, cravando dois ferros com,pridos de boa nota, passou para a série dos curtos e cravou cinco ferros curtos, com destaque para o terceiro, quarto e quinto, finalizou a sua atuação com um ferro de palmo ou palmito. Agradavel atuação desta jovem cavaleira.
O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, em tarde de aniversário estiveram muito bem e com eficácia na hora de consumar pega a pega, assim do primeiro ao sétimo foram caras os seguintes forcados:
Diogo Gomes pegou muito bem à barbela à primeira;
Luis Peças dos antigos forcados executou uma rija pega à segunda tentativa, pois na primeira por falta de ajudas não consumou a sorte, conseguindo com garra, valoe e boas ajudas pegar à segunda;
Francisco Baltasar pegou bem à barbela o terceiro toiro;
José Pedro Pires da Costa, pegou bem à primeira o quarto toiro, fechando-se à barbela;
José Henriques pegou o quinto à primeira e à córnea sendo muito bem ajudado;
João Rodrigues pegou bem à barbela numa rija pega o sexto toiro;
Martin Afonso pegou o sétimo a barbela sendo muito bem ajudado pelo grupo
O curro de toiros da Ganadaria de Ascenção Vaz, estava muito bem apresentado com pesos entre os 456 e os 550 quilos.
A corrida foi dirigida pelo Delegado do IGAC, Senhor João Cantinho.
Corrida muito agradável de assistir, e estou ciente que o aficionado saiu satisfeiro do que presenciou.
Deixamos aqui um agradecemento ao Senhor João Pedro Bolota, pela forma como nos recebeu uma vez mais numa praça sua.