Lotação Esgotada em Mourão!
03 de Fevereiro de 2015 - 22:24h | Crónica por: LGJT - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2656 |
Como manda a tradição o Festival de Mourão marcou o início da temporada com praça esgotada. A cavalo estiveram Rouxinol pai e filho, com as pegas a estarem a cargo dos Amadores de S. Manços. A pé estiveram no ruedo de Mourão os matadores Manuel Jesús "El Cid", Manolo Escribano e os novilheiros Lama de Góngora e o português João Silva "Juanito", aluno da Escola de Toureio de Badajoz.
No que toca às lides a cavalo, não há muito a dizer. Luís Rouxinol esteve desacertado nos momentos da reunião, disfarçando a lide com ladeios na cara do novilho, prolongando-a muito quando em nada isso se justificava. Rouxinol Jr. andou regular quanto à ferragem, recorreu a ladeios para chegar às bancadas mas acabou também por ter uma passagem muito discreta por Mourão.
Quanto às pegas os amadores de S. Manços concretizaram duas pegas ao primeiro intento.
Para a suposta segunda parte da corrida estava reservado o toureio a pé com El Cid como cabeça de cartaz.
E a ida a Mourão valeu sem dúvida pelo toureio bordado de El Cid, que encarou a lide do seu novilho, como que de uma atuação em Las Ventas se trata-se. Esteve excelente pelo piton direito do novilho e muito bem pelo lado esquerdo, que como todos sabemos que é a sua mão forte. Esteve em plano de maestro com o seu toureio sóbrio e profundo.
A Manuel Escribano saiu em sorte um novilho escasso de forças que não transmitia, ficando o toureiro aquém do que poderia fazer e era tanta a espectativa que havia para ver a sua atuação.
Quanto a Lama de Góngora, saiu-lhe em sorte um novilho fora de tipo, alto e basto que não deu facilidades ao novilheiro. Andou arrimado e valente, deixando um sabor de “boca” para uma próxima oportunidade.
A fechar praça estava o novilheiro português El Juanito a quem calhou o novilho mais pequeno e que ficava curto por ambos os pitons. Juanito mostrou que está em progresso, evidenciou algumas dificuldades em dar a volta por cima do novilho sendo apanhado três vezes sem consequências de maior.
Da Herdade da Galena sairam seis novilhos de Murteira Grave bem apresentados, com comportamento desigual.
Dirigiu o festival o Sr. Agostinho Borges que foi muito condescendente ao tempo permitido na lide de Luís Rouxinol. Dirigiu também a corrida Marco Gomes que prestava provas para director de corrida, tendo uma prestação correta.