Gonçalves e Pinto triunfaram na última do Coliseu de Redondo
06 de Outubro de 2014 - 11:49h | Crónica por: Luís Gamito - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2104 |
O Coliseu de Redondo abriu ontem as suas portas para uma tarde/noite de toiros com a lotação a chegar aos dois terços de praça, com o cartel a contar com três cavaleiros que esta temporada tinham obtido bons triunfos diante dos toiros Murteira Grave.
Em praça os cavaleiros António Ribeiro Telles, Filipe Gonçalves e Duarte Pinto. As pegas ficaram a cargo dos Amadores do Ribatejo e Redondo.
Antecedeu à corrida uma homenagem da Tertúlia Tauromáquica Redondense aos 70 anos da ganadaria Murteira Grave com o descerrar de uma lápide.
Abriu a função o cavaleiro António Ribeiro diante de um toiro a pedir que lhe pisassem terrenos. O maestro da Torrinha andou sempre ligado com o oponente preparando, cravando e rematando as sortes à boa moda da Torrinha. No segundo toiro do seu lote a lide não teve o brilhantismo da primeira com António Telles a permitir alguns toques na montanda diante um manso de investidas bruscas.
Filipe Gonçalves teve duas lides distintas, a primeira não teve grande história com o furacão do algarve a não dar a volta ao toiro mais “feio” da corrida. No seu segundo toiro e quinto da ordem o ditado “não há quinto toiro que seja mau” falou mais alto e diante um bom toiro de Murteira Grave, Filipe Gonçalves andou a gosto com sortes cingidas e empolgantes obtendo o triunfo com dois cavalos craques da sua quadra, por sinal com o seu ferro.
Fechava a terna dos cavaleiros Duarte Pinto, um cavaleiro cheio de classe a merecer marcar presenças mais assíduas nos cartéis. No primeiro toiro do seu lote Duarte não esteve ao seu melhor nível diante de um manso da Herdade da Galeana, dentro do tipo do primeiro toiro de Filipe Gonçalves. Se a primeira lide de Duarte Pinto foi discreta a segunda foi de grande nível, pois diante tão boa matéria-prima, o cavaleiro andou a gosto e colocou ferros frontais justos e de grande verdade.
Quanto à forcadagem a tarde foi dura mas eficaz com boas prestações dos Amadores de Ribatejo e Amadores de Redondo, destaque para a ultima pega dos forcados da terra.
Para terminar uma breve análise dos toiros Murteira Grave, que acusaram na balança da praça uma média de 450Kg, causando algumas dificuldades aos cavaleiros e forcados. Foram bons o quinto e sexto da ordem, que permitiram um fecho da temporada no Coliseu de Redondo em grande.