Grande corrida de toiros no encerramento da temporada da Arena d' Évora.
21 de Outubro de 2013 - 12:57h | Crónica por: Luís Gamito - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 3055 |
Boa tarde de toiros no encerro de temporada na Arena d´Évora, dedicada aos Bombeiros Voluntários de Évora.
Em praça seis cavaleiros da empresa das exclusivas, António Ribeiro Telles, João Salgueiros, Rui Fernandes, Vitor Ribeiro, Gilberto Filipe e João Telles Jr. o grande triunfador da temporada.
As pegas estavam a cargo dos Amadores de Évora e Alcochete. Foram lindos toiros da ganadaria espanhola de José Luís Pereda - La Dehesilla.
Abriu praça o maestro António Telles perante um exemplar de 479kg, colocou três bons compridos, sorte em que o maestro da Terrinha é exímio. Nos curtos é aquilo que já se sabe, António adequou a lide ao tipo de loiro que tinha pela frente e com fortes frontais muito bem preparadas alcançou um grandes de êxito que infelizmente nem sempre é devidamente reconhecido.
O segundo da ordem coube ser lidando por João Salgueiro e tinha o peso de 530kg. Cumpriu nos compridos bem a função. Nos curtos vimos um maestro de Valada do Ribatejo citar de praça a praça, reunindo no centro da arena com uma ligeira batida na cara do toiro cravando excelentes ferros. Salgueiro preparou, cravou e rematou as sortes de forma exemplar.
A Rui Fernandes tocou em sorte um toiro de 460kg. Nos compridos colocou um segundo ferro descaido, perante um toiro a pedir contas ao cavaleiro. Nos curtos a lide foi a mais com sortes frontais e cingidas, no entanto não deixamos de notar o constante uso do capote no decorrer da lide. Terminou com a sua actuação com dois curtos frontais rematados com piruetas.
O quarto toiro da ganadaria espanhola foi lidando por Vitor Ribeiro e pesava 555kg. O cavaleiro que reapareceu este ano teve um início de lide muito auspicioso, dobrando-se muito bem com o oponente colocando três bons ferros, muito bem rematados. Nos curtos Vítor colocou a carne no assador e com ligeiras batidas ao piton contrário levou emoção às bancadas com uma excelente lide.
Coube a Gilberto Filipe a lide comdo quinto da ordem com uma 540kg numa lide trindade aos bombeiros voluntários de Évora. Nos compridos iniciou a função com um ferro descaido mas logo a seguir emendou a mão com dois bons ferros. Nos curtos o cavaleiro teve uma lide esforçada perante um toiro tardo que em nada facilitou o labor do ginete.
Fechou a boa tarde de toiros o jovem cavaleiro da Torrinha. João Telles Jr. que esta temporada tem somada êxitos consecutivos em Espanha e Portugal lidou um toiro de toiros 490kg, na ferragem comprida Ginja recebeu o toiro sem auxílio dos bandarilheiros, dobrando-se bem com o toiro, colocando dois bons ferros. Nos curtos o jovem da Torrinha estava decidido em alcançar o triunfo e para isso baseou a sua lide em fortes frontais com batidas ao piton contrário levando emoção às bancadas relatando às fortes com ladeios na cara do toiro. Pena algumas passagens em falso que resfriaram a actuação de Telles Jr., quando o toiro foi a menos
Numa tarde como esta de toiros a ganadaria espanhola de D. José Luís Perda e La Desehilla esteve à altura dos acontecimentos com um carro que levou emoção às bancadas eborenses.
Pelos Amadores de Évora pegaram, Ricardo Casas Novas primeira tentativa, Ricardo Sousa à terceira tentativa e Luís Caeiro brindado aos bombeiros de Évora efectuou a pega à quarta tentativa.
Pelos Amadores de Alcochete pegaram, Fernando Quintela à primeira tentativa numa excelente pega, Diogo Timóteo à segunda tentativa numa pega de muito crer e Pedro Viegas que brindou aos homenageados da noite pegou à primeira tentativa.