Ganadarias Veiga Teixeira e Passanha vencem troféus em Évora
21 de Maio de 2013 - 16:59h | Crónica por: Ana Rita Linhan - Fonte: - Visto: 3287 |
Foi perante praça cheia que a Arena d´évora inaugurou a temporada, com a 54º Concurso de Ganadarias.
Uma tarde que contou a presença dos cavaleiros António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e João Salgueiro. As pegas estavam a cargo dos Amadores de Montemor e Évora.
Pela disputa dos troféus Bravura e Apresentação, estavam as ganadarias Palha, Veiga Teixeira, Rio frio, Murteira Grave, Passanha e S. Torcato.
António Ribeiro Telles na sua primeira lide teve que lidar o sobrero da ganadaria S. Torcato, visto que o toiro Palha saiu lesionado dos curros, e foi uma pena porque o toiro estava bastante bem apresentado e tudo indicava que seria um forte candidato aos troféus em disputa.
Na sua primeira lide António teve que se aplicar perante um toiro reservado que se adiantava à montada, o cavaleiro da Torrinha tentou dar-lhe a volta preparando e escolhendo os terrenos adequados, mas a lide não resultou como desejado, não dando volta à arena. No seu segundo toiro António Telles teve uma lide ao seu estilo diante de um toiros áspero de 610Kg, que o cavaleiro soube dar-lhe proporcionando uma boa lide.
Luís Rouxinol apresenta-se em grande forma neste início de temporada, e como isso não bastasse calharam-lhe os melhores toiros da corrida. Na sua primeira lide teve por diante um Veiga Teixeira que venceu o troféu bravura. Rouxinol recebeu o toiro no centro da arena e levou-o entretido na garupa do cavalo. Esteve bem nos compridos e nos curtos andou igualmente bem sobressaindo-se com a égua Viajante. No seu segundo toiro a lide foi mais templada mas igualmente de bom nível. O toiro Passanha era bem mais macio e proporcionou um novo triunfo ao cavaleiro de Pegões.
João Salgueiro apresentou-se pela primeira vez esta temporada. Lidou um toiro da ganadaria Rio Frio que era algo reservado, com o cavaleiro a não ter grande sinal de destaque, exceto um ferro em sorte cambiada. O seu segundo toiro, da ganadaria S. Torcato, era bem mais colaborante com o cavaleiro de Valada a mostrar um pouco mais daquilo que nos habitou. Lidou de frente pisando os terrenos ao toiro, executando uma lide que agradou às bancadas.
Em relação à forcadagem, estes tiveram grandes intervenções, a mostrar que tanto os Amadores de Montemor como os de Évora estão em boa forma neste inicio de temporada.
Por Montemor pegaram Francisco Borges à segunda, João Caldeira à primeira e Manuel Ramalho segunda tentativa.
Por Évora João Pedro Oliveira pegou à segunda tentativa e tanto João Caldeira como Ricardo Sousa pegaram à primeira tentativa.
Quanto aos troféus em disputa atribuídos pela Tertúlia Tauromáquica Eborense, a ganadaria Passanha venceu o Troféu Apresentação e a ganadaria Veiga Teixeira, arrecadou o Troféu Bravura, ambos atribuídos com unanimidade do público.
Nesta boa tarde de toiros uma palavra de apresso para os campinos e para a Banda Filarmónica de N. Sra. de Machede.