Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Uma Sra Corrida no Cartaxo

Um curro de primeira do Engº Jorge de Carvalho, prestações de qualidade dos intervenientes, uma lide triunfante de Rui Salvador, o protagonismo vai para a despedida de Manuel Jorge de Oliveira.
25 de Junho de 2013 - 11:35h Crónica por: - Fonte: - Visto: 3115
Uma Sra Corrida no Cartaxo

O Cartaxo promoveu obras de melhoramento da praça, preparou uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa e a praça encheu-se de público, com a lotação quase esgotada.

O curro Engº Jorge de Carvalho foi de uma apresentação e comportamento dignos de uma praça de primeira. Excepção feita ao segundo da ordem, foram nobres, repetiram nas investidas e carregaram nos remates. O curro impôs também trabalho de sobra às diversas quadrilhas dos intervenientes. Quase todos os astados empregaram-se e partiram aos capotes para “comer” e mesmo quando os peões de brega tentavam dobrar os toiros na esperança de cessarem as investidas, lá vinham os toiros a repetirem.

Mas além do curro a corrida teve inúmeros motivos de interesse. As lides tiveram emoção e ritmo. Rui Salvador efectuou uma lide redonda.Os Amadores de Alenquer efectuaram cinco pegas ao primeiro intento e houve ainda o anúncio inesperado da despedida de Manuel Jorge de Oliveira das arenas.

Abriu praça Manuel Jorge de Oliveira que rubricou uma grande actuação. Recebeu um exemplar bem apresentado e que subiu de produção durante a lide. Manuel Jorge de Oliveira esteve elegante e correctíssimo na brega, seleccionou os terrenos, exímio na ferragem curta, cravou uma série de ferros ao estribo e no último da sua actuação pisou os terrenos, saindo da praça debaixo de uma chuva de aplausos. Quando iniciava a volta a arena, acercou-se do microfone e anunciou a sua despedida das lides. O público que em pé se encontrava, em pé ficou, tributando-lhe incessantes aplausos durante duas voltas à praça.
Há ainda que ressalvar que o cavaleiro goza de um enorme prestígio da afición, de cavaleiros e forcados, que nutrem por ele uma genuína admiração, demonstrada em variadíssimos momentos. O público do Cartaxo não escondeu também a sua admiração  e foi consecutivamente solicitando o cavaleiro para fotografias, pequenas conversas e palavras de afecto. Manuel Jorge de Oliveira esteve sempre disponível em todos os momentos, sempre com um à vontade de uma figura nada sobranceira, sem sorrisos condescendentes nem circunstanciais. Assim se mede um Homem, que mostrou ser respeitador da afición e retribuiu cada gesto com um agradecimento espontâneo e genuíno.

Joaquim Bastinhas foi o azarado da noite com o sorteio. O exemplar que lhe calhou em sorte descaiu para tábuas e foi um manso intratável. O cavaleiro de Elvas não se ficou pelos ajustes e rubricou uma actuação cheia de garra, colocando a ferragem no manso com muito ofício.

O terceiro da noite foi um toiro bravo que repetia as investidas, partia primeiro de qualquer local do ruedo, empregava-se no ferro e carregava com pata nos remates. Rui Salvador não deixou escapar a oportunidade e rubricou a melhor actuação da noite desde o primeiro comprido. Os compridos pareceram curtos, com o cavalo de saída bem nos terrenos do oponente, de frente e ao estribo. Nos curtos, Rui Salvador manteve a fasquia dos compridos, ouviu de imediato a banda tocar, encheu a praça do Cartaxo na brega, deu a primazia de arranque nos cites e cravou de cima para baixo a ferragem. Grande noite de Rui Salvador no Cartaxo, que durante a volta a arena chamou o ganadero para o acompanhar.

Marco José começou a lide com intermitência nos compridos. O oponente estacionou nos médios, não reagia à montada e o cavaleiro teve alguma dificuldade em cravar o primeiro comprido. Nos curtos arrimou-se e partiu para uma actuação com acerto. Faltou um pouco mais de toiro para que a lide resultasse mais redonda, mas esteve ligado com o oponente, bregou com qualidade, correcto a cravar e aplicou-se nos remates.

O quinto da noite humilhou nos capotes, mostrou-se disponível para o confronto e  Marcos Bastinhas também saiu do Cartaxo com um triunfo. Andou solto na brega, colocou o oponente onde quis, citou de frente e cravou a ferragem com critério. Nos curtos, aguentou a sorte junto a tábuas e colocou um emotivo ferro, que arrecadou os aplausos das bancadas. Terminou uma boa actuação com um par de bandarilhas que deixou a praça de pé.

Fechou a noite Ana Rita numa actuação emotiva com as bancadas. A praça do Cartaxo não a poupa em admiração e entrega-se à mais jovem cavaleira de alternativa desde que entra na arena. O oponente impôs dificuldades à cavaleira, que resolveu a ferragem com irreverência e inegável alegria. O melhor momento foi o violino com que terminou a lide, numa praça que muito a acarinha.

Os Amadores de Alenquer tinham o desafio de pegarem seis toiros. Aproveitaram a qualidade do curro e passaram a prova com distinção, com cinco pegas ao primeiro intento e uma à terceira tentativa. Assim, foram solistas Pedro CoelhoAntónio Lourenço, Hugo Trindade, Jaime Mendes, Carlos Miguel e André Mata.

Imagens da Corrida de Gala no Cartaxo

Corrida de Gala do Cartaxo que marcou a despedida de Manuel Jorge de Oliveira. Estiveram em paraça Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Marco José, Marcos Bastinhas, Ana Rita e os Amadores de Alenquer, diante de um curro Engº Jorge de Carvalho.
25 de Junho de 2013 - 11:34h Galeria fotográfica por: André Beja
Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo Imagens da Corida de Gala no Cartaxo
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.