Crónica em directo do Campo Pequeno-Grandioso Concurso de Pegas
19 de Julho de 2013 - 11:00h | Crónica por: Fernanda Rita - Fonte: - Visto: 3918 |
Boa noite amigos aficionados, cá estamos nós para mais uma transmissão em directo do Campo Pequeno...
A corrida de hoje tem muitos motivos de interesse.
Rui Salvador, Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas são os cavaleiros que vão pisar daqui a pouco esta arena, em conjunto com os grupos de forcados amadores de S. Manços, Chamusca e Aposento da Chamusca, no tradicional grandioso concurso de pegas. Uma noite de grande disputa e marcada também pelo regresso da ganadaria António Charrua à primeira praça do país.
Em noite de festa, as bancadas do Campo Pequeno, vai registando a entrada de público.
Neste momento decorrem as cortesias.
A noite promete...
Contamos consigo!
1ª Lide Rui Salvador
Abriu a função ao receber o primeiro exemplar da ganadaria Charrua com o peso de 616 kg bem apresentado. Deixou dois compridos à tira.Rui Salvador entendeu o opoente que teve por diante. O "Cigarro" investia às mangadas e por vezes fazia alguns “feios” andou sempre distraído( manso), destaque para o quarto e último curto de cortar a respiração eu diria, um ferro impossível! Boa lide de Rui Salvador.Amadores de S. Manços concretizam a primeira pega da noite ao primeiro intento com o forcado da cara a fechar-se à cornea. Merecida volta para cavaleiro e forcado.
2ª Lide Filipe Gonçalves
Lidou o segundo exemplar de Charrua de 564 kg bonito de apresentação. O primeiro comprido ficou algo traseiro o segundo foi à tira. Já nos curtos ladeou na cara do toiro seguido de dois recortes que entusiasmaram o público. Em curto fez a batida e cravou o segundo ferro( aplaudido pelos presentes). Já montando o "Xique", e o cavalo a citar com as palmas crava o quarto ferro seguido de um violino. Terminou a lide com um ferro de palmo. Boa lide de Filipe Gonçalves fartemente ovacionado. Amadores da Chamusca pega ao segundo intento, o forcado da cara fechou-se à cornea, faltando as ajudas. O toiro da ganadaria Charrua cumpriu. Volta para cavaleiro e forcado.
3ª Lide Marcos Bastinhas
Fechou a primeira parte ao receber o terceiro exemplar da noite com 608 kg bem apresentado que no cavalo cumpriu. Já nos curtos a lide foi crescendo. Destaque para o segundo curto, a citar de largo o toiro correspondeu fez a batida cravou e rematou com uma pirueta(fortemente aplaudido). No terceiro curto fez a batida e cravou. Terminou a lide a pedido do público com o par de bandarilhas. Na primeira tentativa do Aposento da Chamusca, o forcado da cara sofreu um forte derrote, sendo transportado para a enfermaria. Foi dobrado pelo cabo,que pegou com as ajudas bem carregadas à quinta tentativa do grupo, este Charrua que saiu duro para os forcados. Volta só para o cavaleiro.
(intervalo)
4ª Lide Rui Salvador
O quarto da ordem de 586 kg bem apresentado(cumpriu), andou distraído durante a ferragem comprida. Na restante lide o cavaleiro de Tomar preparou a sorte depois encurtando distâncias, embora a colocação dos ferros curtos tenham sido um pouco pescados. Destaque para o quarto curto. Rui Salvador andou asseado nesta segunda actuação. São Manços consumou a pega ao primeiro intento. Uma boa pega com o forcado da cara a fechar-se à cara. cavaleiro e forcado dão a volta.
5ª Lide Filipe Gonçalves
Recebeu o quinto da ordem de seu nome banana de 516 kg também bonito de apresentação como os seus irmãos de camada. Destaque para o segundo ferro curto, a dar vantagens e a cravar de alto a baixo, pena que o ferro tenha caído. Após o terceiro curto o público aplaude ao compasso da música, Filipe Gonçalves prepara a sorte cita e crava outro bom ferro. Termina a lide com o par de bandarilhas. Outra boa lide do cavaleiro. O público rendido ao seu toureio. Chamusca concretiza ao primeiro intente uma pega rija com o forcado da cara a fechar-se à cornea e o grupo a consumar. Cavaleiro e forcado dão a volta.
6ª Lide Marcos Bastinhas
Fechou a noite e lidou o sexto da ordem com 576 kg, bem apresentado (quanto a mim o melhor toiro da corrida). O cavaleiro de Elvas não deixou créditos por mãos alheias, desenhando uma lide que acabou por agradar ao público. Terminou a sua actuação com o par de bandarilhas, a imagem de marca da casa Bastinhas.Aposento pegao ao primeiro intento. Forcado da cara fechou-se à babela e o grupo a consumar com coesão.Volta para cavaleiro, forcado e ganadero.
O prémio para a melhor pega vai para francisco Montoya do Aposento da Chamusca.
O curro de toiros da ganadaria Charrua primou pela apresentação e no geral cumpriram, sendo o sexto da ordem o melhor toiro da corrida.
O espectáculo resultou agradável. Filipe Gonçalves, foi sem sombra de dúvidas, o grande triunfador da noite.
Amigo aficionado até à próxima se Deus quiser!
Boa noite.