Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Em noite de Estrelas e Figuras destaque maior para Rui Fernandes

Corrida de Toiros do Emigrante em Setúbal
25 de Agosto de 2013 - 15:02h Crónica por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2214
Em noite de Estrelas e Figuras destaque maior para Rui Fernandes

A Centenária Praça de Toiros “Carlos Relvas” em Setúbal, recebeu ontem Sábado 24 de agosto uma Corrida, denominada Corrida de Toiros do Emigrante, a qual há algumas temporadas não se realizava nesta cidade, por razões bem conhecidas dos Senhores aficionados.

Com cerca de três quartos da lotação preenchidos por Emigrantes e por Aficionados, realizou-se a Terceira corrida da temporada nesta cidade. Noite um pouco fresca, mas mesmo assim agradável para se poder assistir a uma corrida de toiros, pois o cartel montado pela Empresa, estava bem montado sendo composto por três Figuras do nosso meio taurino como são António Ribeiro Telles, João Salgueiro ambos descendentes de uma Dinastia de Prestigio como foram e são as Dinastias Ribeiro Telles e Salgueiro, e Rui Fernandes, que vem de temporada para temporada ganhando por mérito próprio um lugar nos grandes cartéis e nas grandes Feiras em Espanha e França, onde toureia com alguma frequência.

Dois dos mais conceituados Grupos de Forcados como são os Amadores de Coruche e os Amadores do Aposento da Moita, comandados por Amorim Ribeiro Lopes e José Pedro Pires da Costa respetivamente, e um curro de toiros da Ganadaria Herdade de Camarate, a qual é a segunda ganadaria mais antiga de Portugal.

Assim foi a Corrida de ontem e aqui descrevemos de forma resumida a atuação de cada toureiro, sendo que cada um deu o seu melhor, nem sempre com o sucesso desejado, mas todos tiveram os seus bons momentos de toureio.

António Ribeiro Telles, abriu praça por ser o cavaleiro mais antigo de alternativa e coube lidar o toiro que melhor comportamento teve entre os seis saídos à praça. Na cravagem dos ferros compridos esteve bem e com acerto nos dois primeiros que foram muito bons, o terceiro ficou ligeiramente descaído, na série dos curtos cravou três ferros, com destaque para os dois primeiros que foram muito bons, pois no terceiro sofreu um toque na montada. Durante esta sua primeira atuação esteve bem na brega e na preparação das sortes de cravar, tendo assim uma prestação muito boa e do agrado do público em geral.

João Salgueiro, lidou o segundo toiro da noite, começando por cravar dois ferros compridos com destaque para o segundo. Na série dos ferros curtos cravou cinco ferros, com destaque para quatro, pena que o terceiro tenha ficado muito traseiro e tenha estado muito desigual na cravagem. Foi uma atuação menos boa deste cavaleiro, pois já o vimos esta temporada em atuações muito mais agradáveis.

Rui Fernandes, lidou o terceiro toiro da noite e desde logo se viu que vinha para dar tudo por tudo para triunfar e assim foi de facto. Na série dos compridos cravou dois ferros com destaque para o primeiro, dado que o segundo ficou ligeiramente descaído. Na série dos curtos cravou três bons ferros com destaque maior para o primeiro e terceiro. Foi uma atuação de grande nível e com muita qualidade, levando ao rubro grande parte dos aficionados dos setores três e quatro.

Segunda parte da corrida

António Ribeiro Telles, lidou o quarto toiro da noite e perante este exemplar com outras características de investida o cavaleiro da Torrinha, já não conseguiu estar com o mesmo nível da sua primeira atuação, porém mesmo assim conseguiu em determinados momentos agradar ao público, quer a bregar, quer a cravar. Na série dos compridos destaco o primeiro que foi muito bom e o segundo, o terceiro ficou na barriga do toiro, percalços que podem a acontecer a qualquer cavaleiro. Na série dos curtos cravou quatro ferros com destaque maior para o primeiro.

João Salgueiro, lidou o quinto toiro e desde logo vimos que vinha com o desejo de ter uma prestação superior à primeira, na série dos compridos cravou um bom ferro comprido, na série dos curtos destaco os dois últimos ferros da ordem. Foi uma atuação de bom nível perante um toiro difícil de lidar.

Rui Fernandes, lidou o sexto e último toiro da noite, e não deixou por mãos alheias os seus créditos e conseguiu uma vez mais uma grande atuação levando ao rubro os aficionados de determinados setores, na séria dos compridos cravou dois bons ferros, na série dos curtos destaco os dois primeiros da série de quatro.

A atuação dos Grupos de Forcados foi da seguinte forma, cabendo aos Amadores de Coruche pegaram o primeiro, terceiro e quinto toiros da noite.

José Sousa pegou o primeiro toiro da corrida à primeira e à barbela, fechando-se muito bem na cara do toiro e sendo muito bem ajudado pelos restantes elementos em praça;

Miguel Raposo, pegou à segunda e à barbela o terceiro toiro da noite, executando uma boa pega;

José Marques, pegou o quinto toiro à terceira tentativa, tendo sido uma dura e rija pega.

Amadores do Aposento da Moita, pegaram o segundo, quarto e sexto toiros:

Martim Afonso pegou o segundo da noite à primeira, fechando-se muito bem na cara do toiro e sendo muito bem ajudado pelos restantes elementos do grupo;

Leandro Matias, pegou à primeira e à barbela o quarto toiro da noite, numa rija e dura pega;

João Rodrigues, pegou à segunda tentativa.

No final das suas prestações todos os Artistas deram volta à arena.

O curro de toiros enviado pelos Representantes e Proprietários da Ganadaria da Herdade de Camarate, estavam bem apresentados sem peso a mais, fator que permitiu que os mesmos se movimentassem bem, pena saírem sobre o manso, com exceção do primeiro que foi um toiro nobre, e que melhor condição de lide teve.

O Taurodromo.com agradece ao Bandarilheiro Ernesto Manuel a sua amável simpatia, por uma vez mais brindar o Representante deste site com a colocação do seu Capote e Passeio na Barreira.

Agradecemos uma vez mais a forma simpática como fomos recebidos e tratados pela Empresa e Seus Colaboradores.

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.