Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Ganadarias de S. Torcato e Passanha vencem Troféus em Évora

Ganadarias de S. Torcato e Passanha vencem Troféus em disputa no 53º Concurso de Ganadarias de Évora.
21 de Maio de 2012 - 22:00h Crónica por: - Fonte: - Visto: 4821
Ganadarias de S. Torcato e Passanha vencem Troféus em Évora

A cidade de Évora, recebeu mais um tradicional Concurso de Ganadarias, que marcou o regresso da empresa Toiros & Tauromaquia ao tauródromo eborense e contou com 3/4 de praça.

A concurso estavam seis prestigiadas ganadarias, Condessa de Sobral, Branco Núncio, Murteira Grave, Passanha, S. Torcato e Luís Rocha.

As lides ficaram a cargo dos cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol e João Telles Jr. e as pegas a cargo dos Amadores de Évora e Aposento da Moita.

Abriu praça o cavaleiro João Moura, que não teve uma passagem muito feliz por Évora muito por culpa das “favas” que lhe calharam em sorte. No primeiro toiro um exemplar de Condessa de Sobral de 595Kg, o maestro Moura não conseguiu estar por cima do oponente, um toiro que esperava o cavaleiro e atravessava-se no momento da sorte, Moura cumpriu com a ferragem da ordem e reconhecendo que não esteve no seu melhor e recusou dar a volta ao “ruedo”. No seu segundo toiro João Moura teve por diante um toiro Passanha de 585Kg que cedo se fixou nos médios. Moura esteve esforçado colocou dois bons ferros compridos a abrir e nos curtos pisou os terrenos ao toiro, mas pouco mais poderia fazer diante tão escassa “matéria-prima”.

Luís Rouxinol rubricou duas grandes lides, calhando-lhe dois bons toiros com destaque paro o seu segundo. Muito motivado pelos êxitos deste ano, Rouxinol recebeu o toiro Branco Núncio de 550Kg “á porta gaiola” com a cravagem de um grande ferro e depois com o cavalo Dólar Americano a aguentar a investida do toiro que saiu com muita pata. Na serie dos curtos o cavaleiro de Pegões rubricou uma lide templada e bem executada com uma boa serie de curtos bem rematados, terminando a lide com o típico par de bandarilhas bem executado. No seu segundo toiro, Rouxinol esteve a nível elevado diante de um bom toiro S. Torcato de 535Kg. Iniciou a lide com três ferros compridos de nota elevada. Nos curtos diante de tanta qualidade Luís Rouxinol executou uma grande lide cravando de frente, ladeando a galope na cara do toiro. Rematou a sorte com um ferro de palmo de boa nota.

João Telles Jr. é cada vez mais uma certeza de nova vaga de jovens cavaleiros, muito rodado nos ruedos espanhois, “Ginja” não perde uma oportunidade para triunfar nas praças do seu país. Diante de um bom toiro da ganadaria Murteira Grave de 530Kg, Telles Jr, iniciou a lide com dois ferros compridos de boa nota. Nos curtos o jovem da Torrinha, rubricou uma grande lide. Citando de praça à praça, com ferros muito emotivos, com o cavaleiro a fazer a “paradinha” no momento da viagem e com batidas ao piton contrário colocou excelentes ferros muito bem rematados. Na sua segunda lide João Telles Jr. manteve-se num bom nível. Lidou um toiro da ganadaria Luís Rocha de 540Kg que em nada facilitou o labor do cavaleiro, já que o oponente tinha tendências em descair para as tábuas saindo solto das sortes. João Telles Jr. iniciou a lide com dois bons ferros compridos e para os curtos “sacou” o “Vilaverde” e pisando terrenos de compromisso “Ginja” esteve por cima do oponente, rematando a lide com uma rosa.

Quanto à forcadagem a tarde não foi fácil. Pegaram pelos Amadores de Évora João Pedro Oliveira à terceira tentativa, Gonçalo Pires a sesgo à quarta tentativa e António Alfacinha, uma excelente pega à primeira tentativa.

Pelo Aposento da Moita pegaram Francisco Baltazar à quarta tentativa a sesgo, Nuno Carvalho numa grande pega à primeira e Nuno Inácio à primeira tentativa.

Quantos aos toiros a concurso, foi justa a atribuição do Troféu Bravura ao exemplar de S. Torcato e Troféu Apresentação ao exemplar Passanha.

Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora

Reportagem fotográfica do 53º concurso de ganadarias de Évora. Cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol e João Ribeiro Telles Jr. Pegas a cargo dos forcados amadores de Évora e do Aposento da Moita.
20 de Maio de 2012 - 23:55h Galeria fotográfica por: Nuno Monteiro - www.nuno.smugmugm.com
Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora Reportagem fotográfica do 53º concurso de Ganadarias de Évora
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.