Taurodromo.com em directo do Campo Pequeno
18 de Maio de 2012 - 21:46h | Crónica por: Fernanda Rita - Fonte: - Visto: 3940 |
Boa noite aficionados que nos acompanham em directo através do site Taurodromo.com. Dentro de momentos tem inicio na principal praça do país a corrida comemorativa do 7º Aniversário da Reinauguração do Campo Pequeno.
Em praça esta noite vão estar António Telles,Pablo Hermoso de Mendonza e Manuel Bastos. Pegam os Forcados Amadores de Évora capitaneados por António Alfacinha e Aposento da Moita por Tiago Ribeiro.
Lidam-se 6 toiros da Ganadaria dos Herdeiros de Manuel Vinhas.
Em noite de festa as bancadas do Campo Pequeno ainda se vão compondo de gente.
Neste momento começam as cortesias....
Seguiu-se uma pequena homenagem ao cavaleiro D. Francisco de Mascarenhas que há 75 anos debutou nesta praça.
1ª Lide António Telles
Abriu praça António Telles que imprimiu uma boa lide frente a um bom toiro Vinhas com 500kg preto bragado bem apresentado. Recebeu bem o exemplar, andou ligado, preparou as sortes partiu de frente e cravou de alto a baixo a ferragem da ordem. Destaque para o segundo e quinto curto de excelente nota.. Os amadores de Évora pegaram à primeira tentativa. Cavaleiro e forcado dão a volta.
2ª Lide Pablo Hermoso
Recebeu bem o primeiro do seu lote que saiu com pata. Sofreu alguns toques na montada ao aguentar a forte carga do Vinhas de 480 kg preto bragado meano.Depois dos compridos, Hermoso entendeu o exemplar na perfeição.Na ferragem curta inicialmente em sortes cambiadas, Pablo cravou dois curtos de boa nota. A ladear na cara do toiro colocou o quinto e sexto ferro levando o entusiasmo às bancadas . Como tudo parace tao fácil! O Aposento da Moita Concretizou ao segundo intento por intermédio do cabo Tiago Ribeiro. Rejoneador e forcado dão a volta.
3ª Lide Manuel Bastos
Manuel Telles lidou o terceiro toiro da noite de 470 kg, que saiu inicialmente desinteressado, e complicado. Cravou dois compridos de boa nota. Nos curtos andou toureiro, sempre preocupado em colocar o toiro em sorte. Mostrou a sua arte e deixou a ferragem curta com acerto protagonizando uma boa lide. O amadores de Évora consumaram à quarta tentativa com as ajudas carregadas. Cavaleiro dá a volta.
( intervalo)
4ª Lide António Telles
Recebeu o segundo do seu lote que não era fácil sempre a adiantar-se na montada. Cravou dois compridos de boa nota. Nos curtos "mexeu" no toiro, preparou as sortes e deixou um bom quarto ferro curto, a partir de frente faz a batida e crava de alto a baixo com o público a aplaudir. Pena que o quinto e sexto ferro não tenham resultado da mesma forma a ( lide foi de mais a menos).O Aposento concretiza ao primeiro intento uma boa pega. Forcado dá a volta debaixo de uma forte ovação.
5ª Lide Pablo Hermoso
“Como tudo parece tão simples!”…Pablo andou com classe e imprimiu uma boa lide frente ao 5º da ordem, sendo fortemente aplaudido pelo público entusiasta. Terminou a lide com três ferros de palmo à meia volta que agradou ao público. Os amadores de Évora resolveram à primeira tentativa com o forcado a fechar-se bem à cornea e o grupo a ajudar. Rejoneador e forcado dão a volta.
6ª Lide Manuel Bastos
Fechou a noite ao lidar o sexto toiro, o pior da corrida, complicado revelando sinais de mansidão. O jovem cavaleiro andou asseado frente ao exemplar de vinhas.O público reconheceu, o labor do jovem cavaleiro. Aposento da Moita concretizou à primeira com o forcado a fechar-se à barbela e o grupo a ajudar. Cavaleiro e forcado dão a volta.
Com 3/4 de casa a corrida resultou agradável. O curro da ganadaria Vinhas saiu bem apresentado e cumpriu.
Boa noite amigos aficionados,
Até à próxima se Deus Quiser....