Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Garvão é casa cheia, numa tarde sem história....

Com casa cheia o espectáculo em Garvão resultou sem história devido ao comportamento dos toiros dos Herdeiros de Varela Crujo. Destaque para Moura Caetano e Alguns bons pormenores do praticante Alexandre Gomes.
13 de Maio de 2012 - 23:09h Crónica por: - Fonte: - Visto: 5365
Garvão é casa cheia, numa tarde sem história....

Com casa cheia a corrida de toiros por ocasião da tradicional feira de Garvão decorreu debaixo de um calor abrasador que mais parecia as temperaturas de 40 graus nas tardes quentes de Agosto.

Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, João Moura Caetano e o praticante Alexandre Gomes preencheram o cartel.

Pegaram 3 grupos de forcados Cascais, Alenquer e Beja.

Foram lidados 7 toiros dos Herdeiros de Varela Crujo com 4 anos de idade bem apresentados, numa tarde sem história para a ganadaria. Pois ficámos na dúvida se o comportamento dos toiros  que foram de mais a menos durante as lides, e as elevadas temperaturas que se fizeram sentir, contribuíram para a exaustão dos exemplares que procuraram a sombra, um sitio fresco junto às tábuas. Destaque positivo para o terceiro e último toiro da corrida lidados por Moura Caetano e Alexandre Gomes.

 

Abriu praça Joaquim Bastinhas que teve uma passagem muito discreta por Garvão. A primeira lide resultou monótona sem grande brilho frente ao primeiro toiro da tarde. Um cabano que saiu com pata e veio menos durante a lide, não se justificando o excesso de capotazos  ao exemplar. O segundo do seu lote saiu manso procurando as tábuas e a sombra logo após a ferragem comprida. O cavaleiro de Elvas deixou a ferragem curta a sesgo necessitando da ajuda dos seus bandarilheiros para tirar o toiro dos terrenos de tábuas.

Tito Semedo andou asseado…..Na sua primeira lide optou por cravar a ferragem curta em sortes cambiadas, levando ligeiros toques na montada. O calor abrasador e os excessos de capotazos no toiro durante a lide(que veio a menos) e na pega levaram à exaustão do exemplar que procurou a sombra junto às tábuas. O seu segundo toiro que também veio a menos, Semedo acabou por deixar a ferragem da ordem terminando com um violino em terrenos de compromisso que em nada veio acrescentar à lide. Mais uma vez é de salientar, a constante presença dos bandarilheiros dentro da arena sem necessidade.

A Moura Caetano coube em sorte quanto a mim o melhor toiro da tarde. João Moura caetano andou dentro do seu registo, imprimindo uma boa lide baseada em sortes cambiadas. No segundo do seu lote começou por deixar dois bons compridos a quiebro com o toiro arrancar para o cavalo a aguentar e a cravar. Nos curtos, o toiro veio a menos começou a refugiar-se nas tábuas e o cavaleiro resolveu bem a papeleta cravando a sesgo.

Fechou a tarde o praticante Alexandre Gomes que lidou o toiro mais pequeno da corrida. Inicialmente na ferragem comprida andou mal. Nos curtos a lide melhorou. Pois apresentou boas maneiras, a partir de frente para o toiro e deixar quatro ferros curtos que agradaram.

Nas pegas, pelo grupo de cascais Pedro Marques que passou o testemunho de cabo do grupo a Joel Zambujeira consumou à segunda tentativa. A segunda pega dos amadores de Cascais foi por intermédio de Joel Zambujeira à primeira tentativa a fechar-se muito bem à barbela. Fechou a tarde de Cascais também ao primeiro intento Paulo Loução no dia em que completou 20 anos. 

Pelos amadores de Alenquer abriu a tarde André Mata que após duas tentativas por falta de ajudas e com o toiro em tábuas e exaustissimo, o forcado foi obrigado a atirar-se para cima da cara do exemplar dos Herdeiros Varela Crujo para concretizar à terceira tentativa. Encerrou a tarde do grupo Diogo Trindade que resolveu ao terceiro intento.

Os amadores de Beja consumaram a primeira pega da tarde através de José Miguel Falcão à segunda tentativa. José Sampaio concretizou a sesgo ao primeiro intento, visto ser o único recurso de pegar o toiro que se encontrava deitado em tábuas à sombra e sem forças.

Imagens da corrida de Garvão

Fotos captadas pela objectiva de Fernando Clemente na praça Dr. António Semedo em Garvão
13 de Maio de 2012 - 02:20h Galeria fotográfica por: Fernando Clemente
Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão Imagens da corrida de Garvão
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.