Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Luis Rouxinol repete triunfo na praça Arena D´Évora

Tradicional Corrida de Toiros de São Pedro
30 de Junho de 2012 - 17:56h Crónica por: - Fonte: - Visto: 3532
Luis Rouxinol repete triunfo na praça Arena D´Évora

Realizou-se ontem na Praça de Toiros Arena D´Évora - Catedral do Forcado, a Tradicional Corrida de Toiros de São Pedro integrada na Feira de SãoJoão, corrida com vários ingredientes para poder ser uma corrida do agrado de quem lá se deslocasse, pois tinha como cartel os Cavaleiros de Alternativa: Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol, Gilberto Filipe, João Moura Caetano e o Praticante João Maria Branco, um só Grupo de Forcados, os Amadores de Évora e seis Toiros da Prestigiada Ganadaria Pinto Barreiros, a ganadaria mãe de todas as ganadarias portuguesas, agora propriedade do Senhor Joaquim Alves de Montemor-O-Novo.

Joaquim Bastinhas, lidou o primeiro toiro da noite com o peso de 560 quilos, de capa flava torrada, perante o qual executou uma agradável lide, chegando como é habitual e com facilidade junto do público que vibrou com o seu espetacular toureio, cravou dois ferros compridos de boa nota e uma série de quatro ferros curtos tendo preparado a sorte dos curtos com cites picados, por insistente pedido do público termina a atuação com um par a duas mãos de boa nota. Atuação agradável.

António Telles, lidou o segundo toiro da noite, com o peso de 565 e de capa flava, o qual quis receber em sorte de porta gaiola, uma sorte sempre vistosa e emotiva ao receber o toiro à porta dos curros. Executou uma lide dentro do seu habitual estilo clássico, cravando uma série de dois ferros compridos de boa colocação e execução. Na parte dos ferros curtos cravou uma série cinco ferros de correta colocação, que foram igualmente do agrado do público. O Cavaleiro da Torrinha (Biscainho)  desta vez não conseguiu uma lide emotiva porque o seu oponente foi de mais a menos, pelo que retirou alguma emoção e brilho à lide.

Luis Rouxinol – depois dos dois triunfos alcançados na passada corrida Concurso de Ganadarias nesta mesma praça, a sua atuação desta noite estaria sob o olhar atento dos espetadores nas bancadas e em casa para os que seguiam a corrida através do canal 1 da RTP. Lidou o terceiro da noite com o peso de 545 quilos e de capa flava, neste toiro que
lhe coube em sorte executou uma lide de ritmo e de bastante agrado do público, cravando dois bons ferros compridos, passou para a série dos curtos cravando uma série de quatro ferros, seguido de um excelente par a duas mãos ao estribo, terminando a sua atuação com um ferro de palmo ou palmito. Grande atuação deste cavaleiro das Faias (Pégões).

Gilberto Filipe – coube-lhe lidar o quarto da noite, um exemplar com o peso de 535 quilos e de capa castanha, perante o qual executou uma agradável atuação, estando bem a lidar, citar e cravar, pelo que cravou dois bons ferros compridos e na série dos curtos cravou quatro ferros de boa colocação com destaque para o quarto, a seguir cravou um
ferro de palmo para términus da sua atuação, mas o público pediu mais um, e o cavaleiro de Atalaia, cravou como remate de lide um vistoso e bem colocado par a duas mãos.

João Moura Caetano – vinha embalado pelos seus recentes triunfos nas Feiras de São João em Badajoz onde cortou uma orelha, e da Pimel em Alcácer do Sal, onde foi considerado o Triunfador. Coube-lhe lidar o quinto da noite com o peso de 550 quilos e de capa flava, ao qual como início de lide cravou dois ferros compridos que ficaram descaídos, passou para a série dos curtos e cravou quatro ferros com realce para os dois primeiros. Atuação agradável com um tipo de toureio bem diferente do que é habitual ver-se neste cavaleiro de Monforte, e que por certo terá sido de pouco agrado de uma parte do público.

João Maria Branco – cavaleiro praticante, para nós não é uma revelação mas sim já uma grande promessa do toureio e que merece mais oportunidades por parte das nossas empresas. Coube-lhe lidar o sexto e último toiro da noite com o peso de 530 quilos e de capa flava, ao qual cravou dois ferros compridos de boa execução, pena o primeiro ficar ligeiramente descaído, passou para a série de curos cravando cinco ferros de boa colocação, com realce para o terceiro e quinto ferros.

O Grupo de Forcados de Évora tinha a responsabilidade de pegarem a sós seis toiros na tradicional corrida de São Pedro, feriado municipal, responsabilidade por terem que pegar seis toiros e por estarem na sua Cidade, numa data de muita tradição do calendário taurino.

Noite de árdua tarefa para os forcados deste grupo que não tiveram uma noite muito fácil, pelo que pegaram três toiros à primeira tentativa: segundo por intermédio de Francisco Garcia, o quinto por João Pedro Oliveira e o sexto por António Alfacinha cabo do grupo; um à segunda (2º) por intermédio do forcado Ricardo Casas Novas, um à terceira (3º.) por José Pereira, e um na sorte de cernelha (4º), este exemplar teve de ser pegado desta maneira por se ter desembolado no final da lide. encabrestou bem, mas estava parado no momento da reunião, foi pegado pela dupla Cláudio Carujo e Francisco Lopes.

Destaque maior nesta noite para as pegas executadas ao segundo e sexto da noite, no segundo a reunião deu se junto às tábuas ou trincheira sendo uma pega de praça a praça, fechando-se bem o forcado e a pega ao sexto com a reunião a ser executada a meio da arena.

Por fim dar aqui o nosso destaque e os parabéns ao Ganadeiro Senhor Joaquim Alves, pelo curro de excelente apresentação, com a idade de quatro feitos, com pesos acima dos quinhentos quilos, que saíram bem, cumpriram, gostámos muitos de todos com destaque para os toiros saídos em primeiro, terceiro e sexto lugares, e o que menos gostámos foi o segundo que denotou alguma mansidão, tendo vindo durante a lide de mais a menos. Foi mais que merecida a chamada do Ganadeiro à praça, a quem na companhia do cavaleiro João Maria Branco do forcado António Alfacinha e dos subalternos foi atribuída uma calorosa ovação.

A corrida foi dirigida pelo Delegado do Igac Senhor Pedro Reinhardth

Atuou a Banda da Sociedade Imparcial 15 de janeiro de 1898 de Alcochete

Durante as cortesias foi feito um minuto de silêncio em memória de D. Helena Passanha, esposa do Ganadeiro D. João Passanha, e mãe de Diogo Passanha, cavaleiro retirado das arenas.

Queremos deixar aqui os nossos agradecimentos à Empresa Toiros & Tauromaquia Lda,  pela forma como sempre trata e recebe bem a Equipa deste Site nas praças que dirige. Um bem haja Senhor António Manuel Cardoso "Néné" e sua equipa.

Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro

Cavaleiros, Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol, Gilberto Filipe,João Moura Caetano ,João Maria Branco Forcados Amadores de Évora, Ganadarias Pinto Barreiros
30 de Junho de 2012 - 00:00h Galeria fotográfica por: Estevão Nunes
Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro Imagens de Évora ,Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.