Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

No "Sítio" da Mansidão

Com 3/4 fortes de um público entusiasta no Sítio da Nazaré, houve toureiros e forcados para o curro Santa Maria, que esbanjou mansidão em demasia.
22 de Julho de 2012 - 15:51h Crónica por: - Fonte: - Visto: 5043
No

Nazaré iniciou a temporada taurina com ¾  fortes de casa do Sítio da Nazaré, muito calor e o cheiro a maresia a compôr a ocasião. Um público entusiasta e muita, mas mesmo muita juventude nas bancadas assistiu à primeira noctura da Nazaré do presente ano, onde houve mais toureiros do que toiros e dois grupos de forcados que enfrentaram os oponentes de parca locomoção durante as lides.

O curro negro de capa Santa Maria, deixou muito a desejar, quer na apresentação, quer no comportamento. Já é a terceira corrida Santa Maria que assisto este ano, qual delas a pior. Salvou-se o último da corrida, um exemplar sério, o único que humilhou e que se empregou. O primeiro entrou diminuído em praça e acabou mesmo por ser corrido. O terceiro era bastante reservado mas cumpriu, e os restantes foram mansos em demasia e de fraca investida.

João Moura abriu praça frente a um oponente de 515Kg de peso e que apareceu tocado no posterior esquerdo. Após falhar o primeiro curto por falta de toiro, entregou-se aos ladeios e piruetas, para colocar ferros de palmo e uma rosa com que terminou a lide e arrecadou o público.
No quarto Santa Maria de 525Kg de peso esteve mais irregular, perante um manso que nunca se deu ao confronto. Perpetuou uma lide a pedido do público, que apenas teve algum sumo nos dois primeiros curtos, fruto dos arreões de mansidão do astado.

Entrou com chispa o segundo da corrida com 520Kg lidado por Rui Fernandes. Cravou com classe os compridos nos médios e uma série de três curtos de ligeiras batidas ao manso e colocados de cima para baixo. No quarto aguentou a sorte junto a tábuas e dobrou-se no piton, deixando a praça em alvoroço, com novo ferro pedido que não teve o mesmo resultado.
O quinto exemplar da noite foi um manso que procurou a saída em todos os instantes, enquerençou-se nos médios e jamais de lá saiu, exibindo os 515Kg de mansidão. Rui Fernandes tratou-o como tal, com cites terra-a-terra, balancés e um par de bandarilhas passado, com uma delas bastante traseira na colocação.

João Maria Branco chega com facilidade às bancadas e recebeu o terceiro da corrida de 535Kg, muito reservado, cornivuelto e que de todos foi aquele que saiu em praça bem apresentado.  Mexeu com o oponente na brega, seleccionou os terrenos, conseguindo esconder os defeitos do astado, para cravar o primeiro curto ao estribo. Terminou a lide em que mostrou sítio e ofício, com duas sortes cingidas nos tércios, de alto-a-baixo e com as bancadas satisfeitas.
O último da corrida foi o mais sério da noite, de 500Kg de peso, bragado e foi o único que humilhava ao investir. O cavaleiro praticante de Estremoz andou irregular, sempre de frente mas com velocidade a mais para o oponente que enfrentou, deixando dois ferros compridos de nota máxima e sofrendo toques e empurrões nos curtos, fruto de nem sempre se ter entendido com os tempos das sortes com que abriu o quarteio.

Pelos Amadores de Alcochete, Joaquim Quintela foi para a cara do primeiro da noite. Foi à primeira tentativa que fechou a pega, com o oponente a arrancar a choto e reunindo à barbela.

Diogo Timóteo citou bonito, em silêncioe com toreria. Reuniu à córnea e caiu com o toiro na arena, com o grupo a aconsumar ao segundo intento.

Bruno Pardal reuniu à barbela e viajou a direito ao grupo, que consumou à primeira tentativa.

Pedro Brito Sousa foi para a cara do segundo da corrida e primeiro do Aposento da Moita, pegado à primeira tentativa. Reunião rija à córnea , suportando todos os derrotes até ao grupo, que mesmo fechando ainda suportaram um oponente que ainda tinha mais mudanças na caixa de velocidades.

Diogo Gomes viu o oponente partir, embatendo de forma rija e reunindo à córnea de cara bem levantada, com o primeiro e os segundos ajudas a fixaram Diogo na cara, para o grupo consumar á primeira.

Nuno Carvalho fechou a corrida com a melhor pega da noite. O toiro partiu com pata, humilhou em demasia dificultando a reunião à córnea. Na viagem teve braços para todos os derrotes e aguentou-os todos enquanto o toiro sacudiu, para o grupo fechar a noite ao primeiro intento.

Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré

Em praça os cavaleiros João Moura, Rui Fernandes e João Maria Branco. Pegaram os forcados do Aposento da Moita e Amadores de Alcochete. Foi lidado um curro de toiros da ganadaria de Santa Maria.
22 de Julho de 2012 - 13:28h Galeria fotográfica por: Estevão Nunes
Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré Fotos da Corrida de Toiros na Nazaré
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.