Grande Tarde de Manuel Telles Bastos na Primeira da Feira de Abiúl
06 de Agosto de 2012 - 13:04h | Crónica por: Filipe Pedro - Fonte: - Visto: 2340 |
A primeira corrida da Feira Taurina de Abiúl 2012, contou com meia casa forte para assistir a uma boa corrida de toiros e contou com um enorme Manuel Telles Bastos, que rubricou duas actuações de enorme categoria. No intervalo da corrida, a praça centenária de Abiúl, descerrou duas placas em homenagem a Luís Rouxinol pelos seus 25 anos de alternativa e aos 50 anos da ganadaria Brito Paes.
O curro da ganadaria Brito Paes no geral surgiu bem apresentado e cumpriu sem incomodar.
Luís Rouxinol abriu a feira frente a um oponente de 545Kg de peso, negro de capa, bisco do pitón direito e que perseguiu sempre sem incomodar. Recreou-se na brega do agrado das bancadas e após falhar o segundo curto, colocou a restante ferragem com critério até terminar com o par de bandarilhas a pedido do público. No quarto da tarde, recebeu um oponente de 555Kg de peso, negro de capa, algo reservado e que investia num tranco suave. Foi colocando a ferragem em sortes cingidas na garupa, tentou dar a primazia de arranque ao oponente que declinou sempre o convite, até ao par de bandarilhas e uma rosa com que terminou a sua passagem por Abiúl.
O segundo da tarde destinou-se a António Brito Paes. Negro listão de 520Kg de peso, que não incomodava e que exigia que lhe pisassem os terrenos. Brito Paes cravou a ferragem com ligeiras batidas, sofrendo toques e um empurrão violento. Tinha 610Kg de peso e pouca mobilidade o quinto exemplar da corrida. António Brito Paes sofreu novo empurrão violento no primeiro curto. Cravou os segundo e terceiro ferros ao estribo e nos médios, não sendo o ferro seguinte de igual resultado devido ao toque consentido.
A tarde foi de Manuel Telles Bastos, que lidou primeiro o último toiro da corrida, um andarilho com 535Kg de peso, pois o primeiro exemplar em sorte saiu diminuído da mão esquerda. Sem preocupações pelo tempo despendido na brega, cravou toda a ferragem de cima para baixo, sem defeitos. No último da tarde já noite, lidou o nobre sobrero de 525Kg de peso. Não há ferro que não tenha ficado na retina. Todos ao estribo, de um primor nas colocações, bregados e rematados a uma só mão. Uma lide de classe de Manuel Telles Bastos, o triunfador da primeira da Feira Taurina de Abiúl 2012.
Os Amadores de Montemor enviaram João Caldeira para a cara do primeiro da tarde. Fechou-se à córnea e com o grupo a consumar à primeira tentativa.
Manuel Augusto Ramalho viu o toiro partir e num embate rijo reuniu à córnea, empurrando até tábuas, com o grupo a fechar ao primeiro intento.
O cabo José Maria Cortes foi para a cara do quinto da tarde, e após tentativa falhada, ficou à mercê do astado junto à teia, tendo sofrido um par de investidas contra o estribo, ficando deveras maltratado, tendo sido enviado para o hospital de Leiria. Foi dobrado por Tiago Telles de Carvalho que efectuou um pegão à primeira tentativa. Reuniu à córnea e teve braços para aguentar os imensos derrotes do opoente, que sempre em crescendo de velocidade, foi sacudindo com violência, sempre com o forcado a aguentar até ao grupo, deixando a praça de pé.
Pelos Amadores da Chamusca, Igor Rabita foi para a cara do segundo da corrida. Reuniu à córnea e com o toiro a humilhar, à segunda tentativa.
O cabo Nuno Marques efectuou o cite mais bonito de toda tarde, em silêncio e medindo os passos com elegância e toreria. Reuniu num embate suave e à córnea, ao primeiro intento.
Fechou a corrida Emanuel Injai com uma boa pega ao segundo intento.