Amadores de Monforte vencem troféu de melhor pega na Terrugem
06 de Agosto de 2012 - 12:37h | Crónica por: Fernanda Rita - Fonte: - Visto: 2426 |
Por ocasião das Festas de Santo António a castiça praça de toiros da Terrugem recebeu ontem à noite uma corrida de toiros à portuguesa.
Foi precisamente há um ano nesta mesma praça que se realizou a primeira corrida "Taurodromo.com". Ao entrar naquele tauródromo, o tempo imediatamente parou e senti grande nostalgia. Durante as cortesias vários foram os momentos que vieram à memória. Momentos, que ainda hoje recordo ao pormenor com enorme alegria e satisfação.
Uma noite bem diferente da que presenciámos esta noite na Terrugem.
Com cerca de meia casa, um cartel composto por Gilberto Filipe, Moura Caetano e o Praticante João Maria Branco. Pegaram 3 grupos de Forcados Monforte, Redondo e Monsaraz que disputaram entre si o prémio para a melhor pega, enfrentaram 6 toiros Ortigão Costa que primaram pela apresentação, quanto ao comportamento ficou muito a desejar.
A corrida resultou numa grande “mansada e maçada” para os intervenientes do espectáculo, à excepção de João Maria Branco que andou em bom plano, e os amadores de Monforte levaram para casa o troféu António Folgado para a melhor pega.
Lá diz o ditado que paga o justo pelo pecador…
Gilberto Filipe não teve uma noite muito feliz na Terrugem. A primeira lide resultou sonsa frente a um toiro, que pouco transmitiu. No seu segundo as coisas complicaram-se o oponente era “burriciego”, mal visto, o que dificultou ainda mais a actuação ao cavaleiro, acabando a lide por não resultar da melhor maneira.
Moura Caetano andou irregular nas suas duas actuações. Na primeira teve por diante um manso que pouco se empregou durante a lide. O segundo também não foi pêra doce. Um oponente complicado e violento que não permitiu ao cavaleiro de Monforte brilhar.
Quem surpreendeu foi o praticante João Maria Branco, que andou em bom plano frente à matéria-prima que teve por diante (os dois melhorzitos exemplares de Ortigão Costa. O primeiro foi o toiro que mais transmitiu na primeira parte da corrida e o segundo deixou-se lidar, brindando a lide a José Maldonado Cortes pelos seus 50 anos de Alternativa). Andou a gosto, mostrando boas maneiras e sentido de lide. Duas actuações que agradaram ao público.
Pena que não tenha havido troféu também para a melhor lide, pois este seria atribuido ao cavaleiro Praticante João Maria Branco, que foi o triunfador da corrida.
Para os forcados a noite não foi fácil.
Monforte pegou à segunda tentativa, com o forcado da cara a ser dobrado, sendo a segunda pega consumada ao primeiro intento.
Amadores do Redondo após várias tentativas e de ouvirem aviso, concretizaram a primeira pega da noite ao quinto intento e de cernelha. A segunda foi à quarta tentativa a sesgo e com as ajudas carregadas.
Monsaraz consumou duas pegas à primeira tentativa.
Em disputa estava anunciado o troféu António Folgado (Baguinho) para a melhor pega que foi entregue a Nelson Catambas dos Amadores de Monforte.
Deixo também uma pequena nota para o mau estado em que se encontrava o piso da praça de toiros da Terrugem, o que acabou por dificultar um pouco a vida aos forcados e bandarilheiros.