G 10 discutem direitos de imagem...
22 de Abril de 2012 - 19:22h | Crónica por: José Ferreira - Fonte: - Visto: 1976 |
Ao que parece e segundo alguns “periodistas” do país vizinho a discussão sobre os direitos de imagem, está aí, para ser posta em cima da mesa, e “à discussão”.
À parte de José Tomás, cuja posição é sobejamente conhecida, o grupo de pressão chamado de G 10 que incorpora as principais figuras do toureio, “ha dado alta” à discussão do tema.
Em cima da mesa, estão concerteza, os direitos televisivos e de imagem dos toureiros, suas quadrilhas e demais colaboradores, actuantes na festa e que à semelhança de um qualquer actor ou jogador de futebol, desejam ver esses mesmos direitos protegidos.
Esta atitude perfeitamente compreensível no Mundo de hoje, é vista como algo de estranho para a festa brava, ou não fossem os directos individuais ou de conjunto, valores a proteger.
Um qualquer fotógrafo vende as fotografias das corridas, as televisões ganham audiências e mercado com as transmissões e, os profissinais são mal vistos por pedirm aquilo que apenas e, tao sómente é de sua inteira propriedade?
Segundo alguns Julían López encabeça a lista de “revoltosos” ao liderar esta ideia.
Longe estará a sua condição de jovenzinho purista e popular, sendo agora um homem maduro, pai e de alguna maneira, já veterano na sua profissão e ao que consta, estará arredado das grandes feiras, inclusivé da feira da sua terra natal, Madrid.
Tendo estas ausência em conta, poderemos preguntar o que dizem os aficionados, os “Julistas” e os apreciadores das grandes tardes com faenas de encantar deste diestro.
Ficamos à espera de saber as respostas a estas perguntas.
Fonte: El Mundo / La Cuadrilla.