Tarde agradável em Serpa
08 de Abril de 2012 - 20:28h | Crónica por: Fernanda Rita - Fonte: - Visto: 5416 |

Integrado nas festas de Nossa Senhora de Guadalupe decorreu no passado sábado o tradicional festival taurino misto em Serpa. Um cartel composto por António Telles, Rui Salvador, Salgueiro da Costa e David Gomes. A pé os matadores Juan Pedro Galan e Nuno Casquinha. As pegas estiveram a cargo dos grupos de forcados amadores de Cascais e Beja. Foram lidados toiros das ganadarias Varela Crujo, Santa Maria, Ascensão Vaz e Santiago que no geral cumpriram.
Abriu praça António Ribeiro Telles que lidou um toiro de Santa Maria. O cavaleiro da Torrinha desenhou uma boa lide, mostrando que quem sabe, sabe. Preparou bem as sortes e cravou a ferragem da ordem frente a um toiro que apresentava problemas de visão( tinha um corte na vista esquerda). Pena que o público não tenha dado o devido reconhecimento à lide de António Telles.
Rui Salvador não teve uma tarde feliz em Serpa, frente a um toiro Varela Crujo que não apresentou dificuldades durante a lide. As montadas não estiveram consigo e não deixaram o cavaleiro de Tomar brilhar.Rui Salvador teve bom senso e no final recusou dar a volta o que já vai sendo raro nas nossas praças.
Quanto ao toureio a pé Juan Pedro galan e Nuno Casquinha tiveram uma passagem agradável por este festival, pois em sorte coube a cada um dos toureiros um toiro das respectivas ganadarias, Varela Crujo e Ascensão Vaz nobres de investida.
Salgueiro da Costa que substituiu seu pai andou irregular frente ao segundo exemplar de Santa Maria. Alguns incidentes aconteceram durante a lide quiçá fruto de algum nervosismo. O jovem praticante sofreu um aparatoso toque felizmente sem consequências graves. O cavaleiro também não deu a volta.
David Gomes recebeu o novilho da ganadaria de Santiago à porta gaiola,chegando facilmente às bancadas da desmontável de Serpa. Apresentou alguns bons pormenores e terminou a lide com um par de bandarilhas que agradou ao público. No entanto ainda há muito para aprender.
Quanto aos forcados: os amadores de Cascais pegaram por intermédio de Luís Camões que consumou à segunda tentativa e Paulo Loução que pegou ao primeiro intento com o grupo a fechar.
Pelos amadores de Beja foram à cara Rodrigo chaves que executou uma pega à primeira tentativa sem dificuldades a fechar-se à barbela com grupo a ajudar e Francisco Sampaio que resolveu ao primeiro intento.
Com mais de meia casa o festival a favor dos Bombeiros Voluntários de Serpa decorreu a bom ritmo numa tarde que ficou marcada pelo bom tempo.
De louvar a iniciativa que se mantém alguns anos. Um bem-haja para a organização deste festival.