A primeira corrida da feira de S. Mateus em Elvas
18 de Setembro de 2011 - 19:27h | Crónica por: Simão Foles - Fonte: - Visto: 6476 |
Na 1ª da feira de S.Mateus, era o dia 17 de setembro e em praça estiveram 5 cavaleiros: Joaquim Bastinhas, Vitor Ribeiro, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas JR. e João Soller Garcia. Pegaram os forcados amadores de Évora e Académicos de Elvas. Cinco toiros de Pégoras e um de Passanha.
A corrida começou com a lide de Joaquim Batinhas mas tocou-lhe um manso perdido, sempre à procura das tábuas e só com esforço e profissionalidade conseguiu ter uma lide agradável. A primeira pega estava a cargo de Gonçalo Pires ( dos amadores de Évora) , concretizou a pega à 3ª tentativa, a sesgo.
Depois , Vitor Ribeiro, que teve uma boa lide mas também sem touro, com ferros frontais e de boa nota, a chegar às bancadas. À pega foi Afonso Bulhao Martins (dos Académicos de Elvas) concretizou à 2ª tentativa, também a sesgo, mas com mérito .
João Moura Caetano teve uma esplendida passagem por Elvas, a tourear com muita classe, muita calma e esplendidos ferros, foi um dos triunfadores da noite e fez os melhores momentos da corrida com o seu cavalo Chispa. À terceira pega foi cara joão Pedro Oliveira consumou à 1ª tentativa, numa pega rija bem ajudada pelo grupo .
Marcos Bastinhas jr. toureou o 5º da noite, esteve desacertado na cravagem curta e o touro adiantava-se muito . Durante a lide Marcos Bastinhas ia sendo colhido em várias ocasiões, terminou a lide com um par de bandarilhas que não consegiu na totalidade. A pega da noite foi para Joaquim Guerra ( dos académicos de Elvas) aguentando dois derrotes fortíssimos, em que a maior parte da pega ia sózinho na cara do touro, o forcado pôs o público de Elvas em pé, sendo um dos pontos altos da corrida, deu volta à arena sózinho, já que Marcos Bastinhas pensou que não teve lide para receber os aplausos do público.
Um dos triunfadores da noite, segundo o público, foi o cavaleiro praticante Soller Garcia que teve um belíssima lide com ferros frontais e lide espectacular.
Para última pega dos amadores de Évora,foi o cabo Bernardo Patinhas, que brindou à sua familia, fazendo uma boa pega à 2ª tentativa .
O último touro foi lidado a duo por Bastinhas (pai e filho), o touro era Passanha e Bastinhas puseram alegria à noite com bons ferros, terminando a lide com um bom par de bandarilhas cada um. À ultima pega foi David Barradas, dos académico de Elvas, que fez uma rigíssima pega à 1ª tentativa ,mas recolheu à enfermaria , por se ter cortado com uma farpa.
Foi um espectáculo agradável e com uma boa entrada de público.
A corrida foi bem dirigida pelo Sr.Julio Gomes, assessorado pelo médico veterinário, Dr. Tenório Guerra e como cornetim o Sr. José Henriques.
A 2ª corrida da Feira de S. Mateus, em Elvas, realizar-se-á na próximo dia 23, sexta-feira, numa organização dos Bombeiros Voluntários de Elvas.