Transmissão em direto do Festival Taurino a favor da Fundação LVida no Campo Pequeno
13 de Outubro de 2011 - 21:38h | Crónica por: Fernanda Rita - Fonte: - Visto: 6743 |
A temporada tauromáquica do Campo Pequeno encerra esta noite com um sensacional festival taurino em benefício da Fundação LVida, entidade à qual está ligada a família Ribeiro Telles. A Fundação LVida é uma Instituição de cariz social que promove o desenvolvimento social e humano, ajudando ao combate à pobreza absoluta em Moçambique. Desde 2002 que desenvolve projectos que melhoram as condições de vida das famílias do Município do Dondo, na Província de Sofala. O lucro deste Festival de Beneficência reverte integralmente a favor do refeitório desta Fundação, equipamento que fornece diariamente pequeno-almoço e almoço a 250 crianças.
Esta noite em praça vão estar os cavaleiros António Ribeiro Telles, Manuel Ribeiro Telles Bastos e João Telles Júnior, bem como os matadores Ruiz Miguel, Vítor Mendes e “Pedrito de Portugal.
As pegas vão estar a cargo dos Forcados Amadores de Santarém, Lisboa e Coruche.
Serão lidados novilhos gentilmente cedidos pelas ganadarias Manuel Veiga, Passanha, José Luís Cochicho, Falé Filipe e Benjumea.
A festa de toiros mais uma vez de mãos dadas com a solidariedade.
Neste momento tem inicio as cortesias......
Estão reunidos todos os ingredientes para que resulte num bom espetáculo.
1ª Lide António Telles
António Telles recebeu o primeiro novilho da noite bem apresentado da ganadaria Passanha. Começou a lide ao deixar 3 compridos de boa nota. O cavaleiro da Torrinha imprimiu uma boa lide. Bregou preparou as sortes e cravou bons ferros.Destaque para o segundo e quarto curto de excelente nota a entusiasmar o público do Campo Pequeno, frente a um novilho que acabou por cumprir. O grupo de Santarém cncretizou à primeira tentativa. No final volta para cavaleiro e forcado.
2ª Lide Manuel Telles Bastos
Recebeu o segundo novilho da noite também da ganadaria Passanha bem apresentado. O cavaleiro andou elegante com simplicidade protagonizou bons momentos de toureio. Mexeu no toiro e cravou bem a ferragem da ordem, frente a um Passanha que veio a mais durante a lide.À cara deste toiro foi o grupo de lisboa que consumou uma boa pega à primeira tentativa.Volta para cavaleiro e forcado.
3ª Lide João Ribeiro Telles Jr.
Recebeu o terceiro Passanha bonito de apresentação à sorte gaiola. Telles Jr. Andou dentro do seu registo, desenhando uma boa lide, que chegou facilmente às bancadas do Campo Pequeno. Terminou a lide duo com o seu pai a cravar um ferro curto em sorte violino e seu filho um ferro de palmo, ouviram-se fortes ovações do público, frente a um novilho que acabou por cumprir. Coruche pegou à segunda tentativa. Volta para cavaleiro e forcado. João Ribeiro Telles foi também chamado à arena.
1ª Faena Francisco Ruiz Miguel
A primeira faena da noite coube ao maestro Ruiz Miguel que lidou o novilho de José Luís Cochicho escorrido e feio de apresentação. Durante a faena vimos o esforço do maestro perante um novilho manso que acabou por não servir. Simulou a estocada.Ouviu ovação.Com o consentimento do diretor de corrida e dos intervenientes do espetáculo o maestro lidará o sobrero de Falé Filipe.Recebeu bem de capote. Na muleta deu gosto ver Ruiz Miguel. De louvar o seu labor e valentia. Parabéns Maestro. simulou a estocada.
2ª Faena Vítor Mendes
Recebeu bem de capote um novilho cabano de Manuel Veiga. O público correspondeu e ouviram-se os primeiros olés. No tércio das bandarilhas cravou 2 pares que entusiasmaram as bancadas. O matador de toiros Vítor Mendes, andou a gosto desenhando boas series pela mão direita. Simulou a estocada final. Fortes aplausos para Vítor Mendes. Volta e ovação.
3ª Faena Pedrito de Portugal
Pedrito de Portugal lidou o novilho da ganadaria Benjumea que depressa se apagou. O regresso de Pedrito de Portugal a Lisboa resultou numa faena morna sem conseguir arrancar uns "olés" dos tendidos. Apens ouviu algumas ovações. Simulou estocada. volta e ovação.
O festival resultou numa agradável noite de toiros.
Amigos aficionados obrigada pela sua companhia.
Boa Noite!