Miuras contra Palhas em Vila Franca de Xira, esgotaram a Palha Blanco
06 de Outubro de 2011 - 21:07h | Crónica por: Fernanda Rita - Fonte: - Visto: 5823 |
A terceira e última corrida da feira de Outubro em Vila Franca de Xira, ficou marcada pelo confronto histórico entre as ganadarias mais temidas pelos toureiros, Miura vs Palha. Em praça estiveram os cavaleiros António Telles, João Salgueiro e Pedro Salvador. Pegou a solo o grupo da terra, os Amadores de Vila Franca de Xira. Foram Lidados 3 Palhas e 3 Miura.
E foi ao fim de 17 anos que a Palha Blanco voltou a esgotar até à bandeira, num espectáculo que decorreu com ritmo e emoção. Quem foi, voltará!
Abriu praça António Telles que recebeu à porta dos curros o primeiro Miura da noite com 670 kg bem apresentado e com problemas nos quartos traseiros mas que acabou por cumprir sem nunca se negar à luta. O cavaleiro da Torrinha andou esforçado e com labor, frente ao exemplar de Miura que se defendia no momento da reunião. À cara deste toiro foi Ricardo Castela, cabo do grupo que consumou à segunda tentativa uma pega rija. O seu segundo toiro, o pior de toda a corrida saiu à arena da palha Blanco com 520kg da ganadaria Palha. Um toiro manso e que cedo procurou as tábuas. António Telles não deixou os créditos por mãos alheias e com todo o seu profissionalismo e labor, desenhou uma boa lide mostrando como também é possível tourear um toiro manso. Ricardo Patusco pegou à primeira tentativa uma pega rija com o grupo a ajudar.
João Salgueiro recebeu o exemplar Palha com 530 kg bem apresentado. Nos curtos deu sempre vantagem ao oponente e deixou a ferragem da ordem. Destaque para o segundo ferro curto de muito boa nota. O exemplar da ganadaria Palha colaborou do princípio ao fim da lide. À cara deste toiro foi Rui Godinho que consumou à primeira tentativa com o grupo a fechar. O segundo do seu lote foi um Miura com 630kg com 5 anos de idade que não foi fácil, mas trouxe emoção às bancadas da Palha Blanco. O cavaleiro de Valada do Ribatejo imprimiu uma boa lide, destacando-se o quarto e quinto ferro curto de nota positiva, com o toiro a reunir de cara alta. Marco Francisco concretizou ao segundo intento.
Pedro Salvador teve por diante na primeira um Miura com 580kg bem apresentado, embora escasso de forças que acabou por cumprir. Pedro Salvador andou sempre no mesmo registo. Destaque para o quinto ferro curto, a dar vantagem ao toiro a aguentar fez a batida e cravou um ferro de boa nota. Bruno Casquinha concretizou ao primeiro intento com o grupo a fechar com coesão. O último do seu lote foi um exemplar da ganadaria Palha com 550kg que apesar de bem apresentado, tinha problemas de visão e não facilitou a lide do cavaleiro, que andou bastante esforçado a deixar a ferragem da ordem. Pedro Castela fechou a noite do grupo de Vila Franca ao concretizar a pega à primeira tentativa.
No final o júri atribuiu o prémio de apresentação para a ganadaria Palha e o prémio bravura foi para a ganadaria Miura.