Acontecimentos" insólitos" na corrida de Beja
09 de Maio de 2011 - 22:14h | Crónica por: Fernanda Rita - Fonte: - Visto: 9086 |
Actualmente ir a Beja aos toiros sem que algo de atribulado aconteça não deixa de ser normal. Assim foi mais uma vez.
A praça de toiros Varela Crujo com meia casa fraca recebeu no passado sábado a tradicional corrida da Ovibeja. Em praça estiveram Tito Semedo, Sónia Matias e Moura Caetano. Pegaram os grupos de forcados de Moura, Cascais e Beja, sendo o grupo de Cascais o vencedor do troféu para a melhor pega. Uma pega rija concretizada à primeira tentativa por intermédio de Luís Camões.
Lidou-se um curro de toiros da ganadaria Silva que para além de primarem pela apresentação cumpriram, numa tarde marcada por alguns acidentes sem consequências graves.
O primeiro incidente decorreu no primeiro toiro com Tito Semedo a sofrer uma aparatosa queda. O incidente repetiu-se no segundo da tarde com Sónia Matias a sofrer uma perigosa queda, tendo sido transportada de imediatamente para o hospital de Beja. Temeu-se o pior.
Como manda o regulamento daria continuidade à lide do segundo toiro da tarde, o cavaleiro mais velho de alternativa. Em virtude do mau estado do piso tal não aconteceu e por decisão dos toureiros o exemplar não foi lidado, sendo apenas pegado pelo grupo de Cascais.
Mas os acontecimentos “insólitos” não ficaram por aqui. Ao recolher o quinto toiro da ordem eis que surge um erro gravíssimo, um simples descuido nas portas levou o toiro a entrar para dentro da enfermaria. Um acidente do qual poderia ter resultado em consequências graves para quem se encontrava dentro daquele espaço.
É de lamentar que situações como estas venham a prejudicar ou a denegrir a imagem da festa. Em tempo de crise situações desagradáveis fazem o aficionado pensar duas vezes se vale a pena ir aos toiros. Já para não falar do público em geral que pagou o seu bilhete para ver lidar seis toiros e viu cinco. O espectáculo e o público mereciam mais respeito.
Em termos artísticos pouco há a salientar. No que diz respeito às pegas viram-se pegas agradáveis frente aos poderosos Silva.
(Em baixo as declarações de Sónia Matias)