João Moura triunfo apoteótico em dia de alternativa de Tomás Pinto
11 de Junho de 2011 - 14:48h | Crónica por: Gonçalo Santos - Fonte: - Visto: 4734 |
Esta tarde em Santarém, com cerca de 3/4 de casa, realizou-se a 1ª corrida integrada na Feira do Ribatejo.
Lidaram-se seis toiros de D. Guiomar Moura, bem apresentados e que deram jogo desigual.
Tomás Pinto que tirava a alternativa esteve em plano de triunfo nos dois toiros. Recebeu ambos à porta dos curros e desenvolveu lides triunfais com entradas de frente a chegar ao publico (volta e volta).
João Moura passeou toda a sua maestria no seu 1º chegando ao público com força. Mas foi no seu segundo que assistimos a uma atuação plena de entrega mais parecendo um iniciado a querer romper. Com o cavalo Merlin cravou 2 extraordinários curtos em terrenos de compromisso junto aos curros, rematados por dentro, que levantaram o público dos seus assentos. Atuação memorável do toureiro de Monforte que culminou com duas rosas também elas emotivas. Que mais teria que fazer Moura para sair merecidamente em ombros? (volta e duas voltas clamorosas)
Diego Ventura teve duas atuações de altos e baixos com alguns toques nas montadas. Outro dia será melhor porque o rejoneador tem valor e arte para fazer muito mais.
(volta e volta com divisão ligeira).
Os forcados amadores de Santarem e Alcochete estiveram em bom plano face a toiros que não complicaram.
O prémio para a melhor pega foi atribuído a Vasco Pinto dos amadores de Alcochete.
Dirigiu a corrida o competente sr. Cesar Marinho embora hoje algo permissivo nos tempos de lide o que ajudou a que a corrida tivesse demorado 2h45.