Campo Pequeno - Confronto de Dinastias
02 de Junho de 2011 - 21:55h | Crónica por: Fernanda Rita - Fonte: - Visto: 4969 |
Daqui a minutos tem inicio mais uma nocturna no Campo Pequeno em praça esta noite vão estar seis cavaleiros de Dinastias Toureiras, Brito Paes, Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Manuel Lupi, Duarte Pinto e Salgueiro da Costa.
É lidado um curro de toiros de Pinto Barreiros, “mãe” das ganadarias Portuguesas.
Pegam os Amadores de Vila Franca de Xira e Aposento da Moita.
Neste momento ainda se regista a entrada de público na praça de toiros do Campo Pequeno.
Tem inicio as cortesias.
1ª lide Brito Paes
Abriu a função Brito Paes que ao receber o toiro sofreu um aparatoso toque deixando o primeiro comprido. De seguida cravou em curto o segundo ferro comprido. Nos curtos deixou a ferragem da ordem. O cavaleiro desenvolveu uma lide irregular frente a um exemplar de Pinto Barreiros voluntarioso de investida. O grupo de Vila Franca pegou à primeira tentativa com o forcado da cara a fechar-se à córnea.
2 lide Moura Caetano
Recebeu o segundo toiro da noite com 536 kg com muita cara e que transmitiu, ao qual deixou três ferros compridos. Ao segundo curto toca a música no Campo Pequeno levando emoção até às bancadas ao deixar a restante ferragem curta. Terminou a lide com uma rosa , ouvindo forte ovação. O Aposento da Moita que pegou ao primeiro intento com o forcado da cara a fechar-se à barbela e o grupo a ajudar.Cavaleiro e forcado dão a volta à arena.
3ª lide Manuel Telles Bastos
Lidou o terceiro toiro da corrida com o peso de 508kg que apresentou problemas de visão. Manuel Bastos deixou três compridos da ordem, sempre com o toiro a adiantar-se nos terrenos no momento da reunião. Deixou a ferragem curta da ordem sem grandes apontamentos. Os forcados de Vila Franca consumaram ao primeiro intento.Cavaleiro não dá a volta, atitude humilde por parte de Manuel Bastos. volta merecida para o forcado.
4ª Lide Marcos Bastinhas
Marcos Bastinhas lidou o quarto toiro da noite o mais pesado da corrida com 600 kg . O exemplar de Pinto Barreiros apresentou problemas nos quartos traseiros mas acabou por colaborar. O toureiro imprimiu uma lide que agradou ao público. Destaque para a rosa que cravou em sorte violino em terrenos de tábuas e de compromisso. A pedido do público Marcos Bastinhas terminou a lide com o par de bandarilhas que acabou por cair, corrigiu a sorte e cravou. O Aposento da Moita concretizou à primeira tentativa.Cavaleiro e forcado dão a volta.
5ª Lide Duarte Pinto
Lidou o quinto da ordem de 526kg, ao qual sacou uma lide de mais a menos. Nota positiva para o primeiro e segundo ferro curto. Vila Franca pegou à primeira, com o grupo a fechar.Cavaleiro e forcado dão a volta.
6ª Lide Salgueiro da Costa
Fechou a corrida Salgueiro da Costa que lidou o último toiro com 572kg.Salgueiro da Costa desenhou uma boa lide entusiasmando o público no Campo Pequeno frente ao exemplar de Pinto Barreiros que mais transmitiu.O cavaleiro ouviu forte ovação do público. Fechou a noite o grupo da Moita a consumar ao primeiro intento.No final volta para cavaleiro e forcado.
Os toiros da ganadaria Pinto Barreiros embora desiguais de apresentação, no geral cumpriram. Destaque para o segundo e sexto toiro da noite os que mais transmitiram.
O vencedor da competição foi Salgueiro da Costa.
A festa está de parabéns! Foram ultrapassadas as 100 mil assinaturas na petição que o Dr. Moita Flores lançou em defesa da Festa brava. Uma vitória para os aficionados.