Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Verde pálido na Corrida Sportinguista na Arena d´Évora

Um verde pálido marcou a Corrida Sportinguista na Arena d´Évora, com meia casa preenchida, em disputa estava os Troféus para a Melhor Lide a Cavalo e Melhor Pega.
26 de Julho de 2011 - 17:43h Crónica por: - Fonte: - Visto: 2722
Verde pálido na Corrida Sportinguista na Arena d´Évora

Um verde pálido marcou a Corrida Sportinguista na Arena d´Évora, com meia casa preenchida, em disputa estava os Troféus para a Melhor Lide a Cavalo e Melhor Pega. A corrida ficou marcada pela entrega dos artistas, diante de um curro manso e escasso em apresentação de Fernandes Castro.

Estava anunciado uma competição entre profissionais e praticantes, em praça estiveram os cavaleiros Rui Salvador, Vítor Ribeiro, Ana Batista, Salgueiro da Costa, Soller Garcia e Mateus Prieto. As pegas estavam a cargos dos Amadores de Montemor e Évora.

Abriu a função o cavaleiro Rui Salvador, diante um manso de 500Kg. que pouco transmitia. O cavaleiro de Tomar andou correcto e esforçado, ou não fosse conhecido como o cavaleiros dos ferros impossíveis. Rui Salvador pisou os terrenos de compromisso para levar a melhor perante tão escassa matéria-prima.

Vítor Ribeiro deparou-se com um toiro “colorau” de 550Kg., este bem apresentado, embora “paradote”, permitiu uma boa agradável ao cavaleiro. Vítor iniciou bem a lide com compridos bem colocados e nos curtos esteve correcto com ferros de frente, terminando a lide com um bom ferro de palmo.

A cavaleira Ana Batista não teve a melhor sorte, diante um manso de 520Kg., andando ao seu estilo. Preparou bem as sortes e com todo o seu classicismo cumpriu a função que lhe estava confiada.

Quanto aos jovens cavaleiros praticantes, abriu a função Salgueiro da Costa e diga-se que lhe calhou a fava desta corrida, além de mal apresentado, o toiro de 520Kg. era manso e praticamente não investia. O cavaleiro andou esforçado, mas demorou algum tempo a iniciar a colocação da ferragem comprida com muitas passagens em falso. Nos curtos esteve melhor e muito pode agradecer ao seu excelente cavalo árabe que pisou terrenos de compromisso para colocar os ferros. O jovem cavaleiro de dinastia reconheceu que não esteve no seu melhor e recusou dar volta a praça. Um exemplo a seguir por certos e determinados cavaleiros de alternativa…

Soller Garcia teve a sorte do seu lado e aqui o ditado “não há quinto que seja mau”cumpriu-se. João soube tirar partido das boas condições de lide um toiro de 560Kg. e nos curtos com o cavalo de ferro Luís Rouxinol do seu mestre Vítor Ribeiro, Soller Garcia esteve por cima, com sortes de frente com ligeiras batidas ao piton contrário do toiro, a justificar o Troféu de Melhor Lide a Cavalo.

Quanto ao último cavaleiro praticante, Mateus Prieto teve por diante um toiro de 520Kg. mostrou algum desembaraço, até ás vezes demais… Mateus tem garra e algumas qualidades, mas falta-lhe ainda “traquejo” para uma melhor colocação da ferragem comprida e curta, só mostrando uma colocação correcta nos ferros de “violino”, que chegaram facilmente ao público. Mas o toureio a cavalo português ainda de baseia essencialmente em ferros de frente e é isso que o cavaleiro deve melhorar, sem nunca por em causa a entrega do jovem ginete.

Quanto à forcadagem a noite não foi muito fácil. Pelos Amadores de Montemor pegaram João Caldeira à segunda, João Cabral, à primeira e uma excelente pega sendo premiada com o Troféu para Melhor Pega e Frederico Caldeira, à quinta depois de dobrar João Braga.

Pelos Amadores de Évora pegaram Gonçalo Guerreiro à primeira, Gonçalo Pires e Cláudio por cernelha à terceira entrada e José Miguel Martins à quarta tentativa após dobrar Manuel Sousa Dias à segunda tentativa.

Dirigiu com acerto Sr. Agostinho Borges.

Imagens da Corrida Sportinguista em Évora

Imagens da Corrida Sportinguista em Évora dia 23 de Junho. Venceram os troféus em disputa o cavaleiro praticante João Soller Garcia e João Cabral dos Amadores de Montemor.
24 de Julho de 2011 - 19:30h Galeria fotográfica por: Luís Gamito
Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora Imagens da Corrida Sportinguista em Évora
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.