Festival agradável em Barrancos
10 de Abril de 2011 - 21:45h | Crónica por: Simão Foles - Fonte: - Visto: 2689 |
Festival taurino com organização dos bombeiros voluntários de Barrancos integrado na 5ª Feira do Presunto.
Estiveram em praça 3 cavaleiros: Manuel Lupi, João Telles Jr e Francisco Palha. Forcados Amadores de Moura e Póvoa de São Miguel, perante 6 novilhos de Couto Fornilhos. Foi uma boa tarde de sol, com meia casa forte.
A 1ª lide da tarde foi para Lupi. A lide foi de menos a mais, já que o novilho não era fácil de tourear, teve ferros brilhantes, foi uma boa lide, acabando-a com duas piruetas. A pega esteve a cargo dos amadores de Moura. À cara foi João Cabeças, sendo uma excelente pega à segunda tentativa.
A 2ª lide da tarde foi para João Telles Jr., o apelido Telles é sinónimo de classe, grandes recortes e ferros excelentes levou o público a levantar-se das bancadas. A pega esteve a cargo dos amadores de Póvoa de São Miguel, à cara foi Rui Rodrigues, realizou – se à 2ª tentativa, foi umas das melhores pegas da tarde.
A 3ª lide da tarde foi para Palha. Começou os curtos a ladear com o novilho, foi umas das melhores lides da tarde, já que toureou com alegria, apesar de levar toques na montada, acabou em grande com um brilhante par de bandarilhas. Para a pega foram os forcados de Moura, à cara Xavier Cortegano, sendo uma das melhores pegas da tarde.
A 4ª lide da tarde coube a Manuel Lupi, lide nos curtos muito adornada, com ferros muitos frontais e o público a corresponder, acabou a lide com um par de bandarilhas. À cara foi o forcado de Póvoa de São Miguel, José Santos, pegando à 1ª tentativa.
A 5ª lide da tarde foi para João Telles Jr estando bem nos curtos, o toiro ajudou na lide, terminando a sua lide com um ferro de violino, sendo muito aplaudido pelo público. A pega esteve a cargo dos amadores de Moura, à cara foi José Manuel Jorge, pegando à 2ª tentativa.
A última lide da tarde foi para Francisco Palha, tendo uma lide pausada, com recortes toureiros, com ferros de bom nível, adornando-se com chapéu de aba larga, teve realmente bem numa lide de bom nível. À cara deste ultimo novilho foi o grupo de
Póvoa de São Miguel, sendo o forcado, Miguel Carrapiço, numa rijíssima pega com o forcado da cara a bater violentamente nas tábuas, mas muito bem ajudado pelo grupo. Quanto a mim a melhor pega da tarde. Realizou – se à 1ª tentativa.
Foi um agradável espectáculo integrado na 5ª Feira do Presunto da vila raiana de Barrancos.