" /> " /> " />
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

António Telles, Diego Ventura e Francisco Palha: Confronto de Estilos e Gerações

"Furacão " Ventura conquistou esta temporada a segunda porta grande no Campo Pequeno

04 de Setembro de 2010 - 21:58h Crónica por: - Fonte: - Visto: 2149
António Telles, Diego Ventura e Francisco Palha: Confronto de Estilos e Gerações

O rejoneador espanhol Diego Ventura saiu pela segunda vez em ombros pela porta grande do Campo Pequeno, numa corrida onde se viu o confronto do seu rejoneio, com o mais clássico dos cavaleiros portugueses da actualidade, António Ribeiro Telles. Numa noite em Francisco Palha confirmou a sua alternativa na Praça da Capital Lisboeta. As pegas estiveram a cargo de dois prestigiados Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, e de Coruche, capitaneados respectivamente por Ricardo Castelo e Amorim Ribeiro Lopes. Foram lidados seis toiros da ganadaria Maria Guiomar Cortes Moura, que saíram bem apresentados, de comportamento desigual, sem transmitirem, mas que na generalidade cumpriram.Com lotação esgotada, o ambiente foi de festa.

Por confirmar a alternativa, abriu a função Francisco Palha que recebeu o primeiro toiro da noite com 568kg,bem apresentado, mas com um ligeiro problema num dos quartos traseiros. O exemplar saiu um pouco colaborador, embora sem transmitir. Palha andou irregular, desenhando uma lide morna sem grande emoção, onde mostrou a sua versatilidade na colocação da ferragem curta, que ficou um pouco desajustada. De salientar o terceiro ferro curto em que o cavaleiro encurtou as distâncias pisou os terrenos ao toiro e cravou. Nas pegas os Amadores de Vila Franca, através de Pedro Castelo consumaram à segunda tentativa com o forcado a fechar-se à córnea, e o grupo a ajudar. No seu ultimo toiro, com 604kg o mais pesado da corrida, bem apresentado e quanto a mim o mais colaborador, o cavaleiro que apesar de ficar sem estribo e de não estar em plena condição física, continuou a lide dando notas de que também tem valor. Nos curtos teve dois ferros de boa nota, encurtando distancias pisou os terrenos ao toiro e cravou. Fechou a noite Nuno Feijoca dos Amadores de Coruche com uma pega rija ao primeiro intento.

Para António Telles saiu um exemplar de Guiomar Cortes Moura de 596kg, reservado, parado sem transmitir. Deixou três ferros compridos, à tira. Nos curtos a lide foi crescendo. Bregou, mediu bem as distâncias, partiu para o toiro e cravou de alto abaixo, deixando três ferros de muito boa nota, com acerto. Por Coruche Miguel Raposo, mostrou-se, citou e carregou, consumando à primeira tentativa. No segundo do seu lote com 560kg, saiu algo distraído, o cavaleiro da torrinha teve toureiro. Imprimiu uma lide cheia de raça, mostrando o seu classicismo, partiu de frente, pisando os terrenos ao toiro cravou de alto a abaixo cinco ferros curtos de muito boa nota. Pedro Galamba, pelos Amadores de Coruche pegou ao primeiro intento com o grupo a fechar.

A, Diego Ventura coube um exemplar de Guiomar Cortes Moura com 576kg, bem apresentado, com tendência de cair para tábuas. Levou o toiro empapado na garupa do cavalo colocou-o em sorte e cravou a ferragem comprida. Nos curtos, montando o "distinto", encurtou distâncias, com o toiro a arrancar para o cavalo, Ventura aguentou, fez a batida ao piton contrário, cravando três ferros com emoção, entusiasmando o público das bancadas do Campo Pequeno. Ricardo Patusco por Vila Franca, consumou à primeira tentativa sem dificuldade com o grupo a fechar. O último do seu lote, com 595kg, Ventura andou novamente ao seu estilo. Levou o toiro empapado na garupa do cavalo, deixou-o em sorte e cravou a ferragem comprida. Durante a lide ladeou na cara do toiro, fez alguns adornos e deixou a ferragem curta da ordem. Foi buscar o "Morante" , cravou o quarto e quinto ferro, rematando a sorte com o cavalo a morder no toiro. Márcio Francisco concretizou ao primeiro intento, uma pega rija, pelos Amadores de Vila Franca. No final duas voltas para o Rejoneador e Forcado.

Dirigiu o espectáculo o Sr. César Marinho, assessorado pelo médico Veterinário Dr. Salter Cid.

Abrilhantou a corrida a Banda do Samouco.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.