Tarde entretida mas de pouco público em Cuba
Tarde entretida mas de pouco público na Corrida do 3º Fim de Semana Taurino de Cuba.
12 de Abril de 2010 - 14:51h | Crónica por: Luís Gamito Fragoso - Fonte: - Visto: 1827 |
A tarde estava bonita o cartel prometia emoção com três jovens promessas do nosso toureio a cavalo e a conhecida aficion da vila de Cuba prometia uma boa moldura humana….mas não…as expectativas de casa cheia desvaneceram-se com a lotação da Arena Multiusos de Cuba a ficar quase pela meia casa.
Em praça estiveram os cavaleiros João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Tiago Carreiras. As pegas estavam a cargo dos Amadores de Cuba que cumpriam a sua função a solo diante um curro de toiros S. Martinho.
Iniciou a função o cavaleiro João Moura Caetano, no seu primeiro toiro não teve muita matéria prima para luzir, o astado não apertava muito, era escasso de forças com o cavaleiro limitando-se pouco mais que a colocar a ferragem da ordem. No segundo da sua ordem era um toiro com alguma matéria-prima para lidar. Recebe-o bem nos compridos, mas era nos curtos que se viria a recriar com bonitos adornos na cara do toiro. Sacou do Passapé com sortes ao piton contrário, mas a rês também não dava para tanto.
Quanto a Marcos Bastinhas nota-se que está um cavaleiro mais maduro e as suas actuações são um misto da irreverência de seu pai, Joaquim Bastinhas, com o classicismo do toureio a cavalo português. No seu primeiro toiro deixou bom ambiente, embora o toiro não mostra-se grande codicia, o cavaleiro soube-o levar entretido no cavalo colocando bem a ferragem sempre com a preocupação de chegar ás bancadas. No segundo do seu lote o toiro mostrou melhores qualidades e permitiu ao cavaleiro recriar-se colocando a ferragem da ordem com sortes frontais e bem preparadas, chegando com facilidade ao publico.
Tiago Carreiras no seu primeiro toiro andou discreto sem surpreender, colocou a ferragem da ordem mas nota-se que ainda está longe daquilo que se perspectivava para esta temporada. No segundo do seu lote o único toiro da corrida propriamente dito, também não teve grande matéria-prima para luzir. O toiro teve uma sida intempestiva que o cavaleiro aproveitou para o receber sem bandarilheiros. Nos curtos sacou do Quirino, mas o toiro rapidamente foi a menos e o êxito doutros tempos não foi alcançado.
Relativamente ao Tiago Carreiras, parece-nos que se está a guardar para a Corrida de Alternativa e depois a partir daí dar-se o “booommm” das suas actuações e mostrar aquilo que prometia quando o víamos o ano passado nos nossos “ruedos”.
Emoção e expectativa propriamente dita foi nas pegas, não é porque os Amadores de Cuba tenham feito uma grande actuação, foi mais pelo simbolismo de pegarem seis toiros a solo e por serem muito queridos na sua terra. Com brindes emotivos e reconhecendo aqueles que os têm ajudado, pegaram à primeira, Eduardo Mimoso, Óscar Fitas e o cabo José Horta (a dar e bem o exemplo aos seus rapazes). À segunda pegaram Célio Santos e Valter Guerreiro (pega da tarde) e Miguel Sousa à terceira.
Quanto aos exemplares S. Martinho, os primeiros cinco eram novilhos com o sete na espádua e o ultimo foi o único toiro da corrida com o seis na espádua. As reses não apresentaram dificuldades de maior, embora alguns tenham colocado pequenas dificuldades aos cavaleiros e forcados que com o tempo irão ultrapassar situações idênticas da melhor forma.
Dirigiu com acerto e sem dificuldades o Sr. António Garçoa assessorado do médico veterinário Dr. João Infante.
Uma palavra de apreço para a Tertúlia dos Forcados Amadores de Cuba, organizadora da corrida, pela forma como montou o cartel, apostando e arriscando em contratar três promessas do toureio a cavalo.
A Arena Multiusos de Cuba basicamente é uma praça desmontável que foi adquirida pela Câmara Municipal de Cuba e é grande e mais confortável que determinadas praças feitas em alvenaria, um bem-haja também ao município de Cuba.
No intervalo da Corrida de Toiros foi feita uma homenagem aos elementos Antigo Grupo de Forcados Amadores de Cuba, com a oferta de uma lembrança.
Resultado Artístico:
João Moura Caetano – Volta / Volta
Marcos Bastinhas – Volta / Volta
Tiago Carreiras – Volta / Volta
Forcados Amadores de Cuba (1ª, 1ª, 2ª, 2ª, 3ª e 1ª)