Arruda dos Vinhos, 13 de Agosto de 2008 - Novilhada
15 de Agosto de 2008 - 00:00h | Crónica por: Flávio Oliveira - Fonte: - Visto: 2134 |

Luís Ilaco foi quem actuou em primeiro lugar, mas o seu adversário revelou-se pouco interessado no cavaleiro, mesmo após a colocação da ferragem comprida. Na Ferragem comprida o cavaleiro colocou o primeiro ferro da noite um pouco descaído, mas corrigiu muito bem no segundo. Nos curtos o cavaleiro mostrou boa técnica, apenas a apontar o toque por distracção que levou na montada ao colocar o terceiro curto. Para abrir as pegas o jovem João Marques do juvenis de Vila Franca, com uma pega à segunda tentativa que lhe valeu o prémio para a melhor pega da noite.
Em segundo lugar actuou Alda Maria, que recebeu o seu oponente à porta gaiola, mostrou muita vontade de triunfar, e em simultâneo também alguma falta de experiência. Faltou-lhe temple, actuou sempre a correr, quase sem parar para citar ou preparar um ferro. De certo que pela garra que mostrou nos trará melhores actuações futuramente. Vasco Caldas pelos de juvenis das caldas concretizou à segunda tentativa.
Chegou a vez de João Soller Garcia, que protagonizou a lide de referência da noite, mostrou a calma necessária para tourear, na colocação dos compridos, uma correcta preparação das sortes, citou de praça a praça, esteve bastante bem na ferragem curta e proporcionou bonitos momentos de brega. A Sua lide valeu-lhe o prémio para melhor lide a cavalo. Diogo Silva, pelos juvenis do Clube Tauromáquico Alenquerense concretizou a pega é terceira tentativa.
À cavaleira Maria Mira calhou-lhe um novilho que se mostrou minimamente colaborador que foi lidado com demasiada suavidade, no entanto esteve bem no desenvolvimento da lide, soube interpretar o seu adversário e medir as suas distâncias, depois citou, cravou e rematou. A apontar apenas pouca alegria transmitida para as bancadas. Pelos juvenis de Vila franca, Alexandre Carolino concretizou a quarta pega da noite apenas à segunda tentativa.
Manuel Vacas de Carvalho lidou o quinto novilho da noite, que mostrou no geral boas qualidades como cavaleiro. Embora se tivesse mostrado um pouco irregular no local onde deveria deixar a ferragem, toda a actuação foi reveladora de um futuro cavaleiro bem sucedido. Pelos Juvenis das Caldas, Mário Cardeira concretizou a pega à primeira tentativa.
Por ultimo e para encerrar o espectáculo de uma forma bastante agradável, Verónica Cabaço, trouxe alegria à praça ao lidar o ultimo novilho da noite que mostrava sinais de se querer adiantar. A Cavaleira mostrou os seus dotes, uma postura no cavalo bonita e toureira, desenvolvendo uma lide muito acertada, onde até colocou um ferro de violino. Nada se teria a apontar não fosse o toque que levou na montada quase no fim da actuação. Luís Raimundo pelos Juvenis do clube Tauromáquico Alenquerense, apenas concretizou a pega à terceira tentativa, ao contrariar o Director de corrida que mandou recolher o toiro por este ter um corno desembolado.